Roraima está entre os principais estados brasileiros nas exportações para a Guiana, segundo estudo da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). Entre 2019 e 2024, o estado movimentou US$ 102,73 milhões, ficando na terceira posição do ranking nacional.
O levantamento, elaborado pela Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais (Cgees), mostra que o ritmo segue em alta. Somente no primeiro semestre de 2025, as vendas externas somaram US$ 21,79 milhões, o equivalente a 60% de todo o volume exportado no ano anterior.
A pauta de exportações é liderada por derivados de soja, como óleo e resíduos sólidos, que representam 31% do total. Carnes e miudezas aparecem em seguida, seguidas por máquinas, aparelhos e milho. No caso do milho, Roraima respondeu, até junho de 2025, por 99,6% de todo o volume exportado do Brasil para a Guiana.
O estudo destaca ainda que o avanço se deve à ampliação de rotas logísticas e à utilização crescente da BR-401, que liga Boa Vista à fronteira em Bonfim, como corredor para o comércio bilateral.
Além de exportar, Roraima também mantém fluxo de importações com o país vizinho. Os adubos correspondem a 81% do que o estado compra da Guiana, reforçando a interdependência comercial entre as duas economias. Esse insumo é utilizado principalmente no agronegócio local.
Historicamente, o comércio entre Brasil e Guiana era limitado por barreiras logísticas e de infraestrutura. Segundo a Seplan, investimentos recentes e políticas de incentivo ao escoamento da produção contribuíram para mudar esse cenário, abrindo espaço para novos mercados e atraindo investimentos.