O ano novo já chegou e todo mundo tem metas e resoluções para 2020. Os economistas César Esperandio e Yolanda Fordelone contam quais são as suas metas e táticas para ter um 2020 mais próspero, com mais dinheiro e mais conhecimento.
Meta 1: Estudar inglês
Os economistas afirmam que é totalmente possível aprender inglês sem grana, com apps gratuitos que ensinam diferentes línguas, passeios turísticos gratuitos em inglês por São Paulo e outras capitais, além de várias outras dicas. Você vai gostar!
Outra coisa legal para estar em contato com a língua inglesa sem gastar nem 1 centavo a mais é começar a assistir aos filmes na Netflix com áudio e legenda em inglês e, quando se acostumar, retirar as legendas, para treinar ainda mais a escuta.
Meta 2: Planilhar gastos
Com a correria do ano, podemos descuidar e “deixar para lá” o acompanhamento dos nossos gastos. Esse acompanhamento pode ser feito no Excel, em aplicativos como Guiabolso e Mobbils, ou até no bom e eficiente caderninho de papel.
O fato é que acompanhar os gastos, anotando e classificando, é a maneira mais eficiente de perceber onde mais gastamos, para poder economizar, repensar o padrão de vida e passar a investir mais em 2020.
Meta 3: Ler um livro por mês
A leitura é uma das coisas que mais enriquecem o nosso aprendizado e, com esse ritmo de um livro por mês, você lerá 12 livros em 2020. Além de aprender muita coisa, vai adquirir um hábito saudável e poderá descobrir mil novas maneiras de economizar e investir, já que há ótimos livros sobre o tema.
Uma dica de leitura para 2020 é o livro “Família, afeto e finanças”, sobre finanças pessoais, autoconhecimento e como tornar a sua família mais próspera e unida.
Meta 4: Investir mais em 2020
A meta do César é investir R$ 100 mil no ano, pois, em 2019, não conseguiu investir muito. Para isso, ele vai seguir à risca as 4 regras para investir mais e melhor em 2020, que incluem:
- seguir a Regra 50-30-20 de organização financeira;
- aplicar o Método de zerar as dívidas rapidamente;
- usar a Tática de se preparar para o pior, pois andam falando de uma possível crise em 2020 vindo aí;
- além de usar dicas de investimentos de empresas especializadas nesse tipo de assunto, como é o caso da Levante Ideias de Investimentos.