estelionatário
Imagem: Ascom Polícia Civil de Roraima

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) cumpriu mandados de busca e apreensão de patrimônio de três vítimas de estelionato. Na ocasião, o investigado, 28 anos, é acusado de aproximar-se das vítimas com promessas de namoro e, após conquistar a confiança delas, aplicava golpes para se apropriar de veículos, telefones celulares e dinheiro.

Segundo a delegada responsável pelas investigações, Kamilla Basto, o caso chegou à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) há cerca de duas semanas.

“Esse tipo de crime é popularmente conhecido como ‘estelionato do amor’. O autor engana emocionalmente as vítimas, criando vínculos afetivos falsos para obter vantagens financeiras. O dolo dele, era claro desde o início”, afirmou a delegada.

As investigações, segundo a delegada, apontaram que o indivíduo conhecia essas mulheres, algumas delas por aplicativo, com quem iniciava um relacionamento e dizia estar “orando” por elas e que queria se casar. Tudo para construir uma falsa imagem de confiança.

“E, após iniciado o relacionamento, algumas ele utilizava da fé da mulher, alegando que estava orando por ela, que queria casamento, até que ele começava a pedir dinheiro. Registrado na DEAM, consta que ele se envolveu com três mulheres — duas ex-namoradas, de 30 e 33 anos, e a mãe de uma delas, de 48 — simultaneamente, e, utilizando artifícios emocionais, aplicou uma série de golpes para se apropriar de bens de valor”, disse a delegada.

De acordo com as investigações, de uma das vítimas, o homem conseguiu dois celulares iPhone 14, duas motocicletas e um carro. De outra, obteve duas motos e valores em dinheiro. Já da terceira vítima, obteve um veículo pertencente à mãe dela.

Assim, os bens eram “emprestados” voluntariamente pelas vítimas, mas jamais devolvidos. Em vez disso, eram vendidos ilegalmente.

A partir das informações levantadas durante as investigações, a Polícia Civil solicitou medidas cautelares contra o investigado e foram iniciadas as diligências que culminaram com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, inclusive do celular dele.

“Esses veículos ele pedia emprestado para utilizar, não devolvia e realizava a venda ilegal. Nós conseguimos recuperar uma das motocicletas na manhã de hoje e as demais elas estão em poder de terceiras pessoas para quem ele realizava a venda. As investigações terão continuidade para localizar e apreender esses veículos”, disse.

Kamilla Basto informou ainda que mais mulheres podem ter sido vítimas do investigado.

“Com a apreensão do aparelho celular do investigado, será feita a extração de todo o conteúdo e analisado se existem outras vítimas que também tenham sido enganadas por ele. É importante ressaltar também que ele mantinha um relacionamento concomitante. Ou seja, ele se relacionava ao mesmo tempo com mais de uma mulher e agia da mesma forma com todas, pedindo dinheiro, pedindo valores, emprestando veículos e não devolvendo”, informou.

A delegada informou ainda que investigações carecem de algumas diligências para a conclusão do inquérito policial.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here