A Escola do Legislativo (Escolegis) promoveu nesta sexta-feira (31) o último aulão preparatório para os candidatos ao concurso público da saúde de Boa Vista. O “revisaço” reuniu mais de 360 participantes no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal do Parlamento no YouTube (@assembleiarr).
O conteúdo da revisão abrangeu as disciplinas comuns a todos os cargos — atualidades, ética e legislação na administração pública, noções de informática e língua portuguesa. O presidente da instituição, deputado Chico Mozart (Republicanos), destacou que a iniciativa já é uma tradição da escola. “A gente organiza um aulão para que aquelas pessoas que estão nos preparativos possam ter a oportunidade de fazer uma última recapitulada e obter mais êxito na prova”, afirmou.
A diretora da Escolegis, Lene Matos, ressaltou que o encontro encerra o curso preparatório iniciado há dois meses. “Fechamos o cursinho com chave de ouro. Os inscritos puderam tirar suas principais dúvidas e resolver questões que poderão cair na prova, além de estarem mais preparados para fazerem um excelente concurso no domingo”, afirmou.
Entre os participantes, Sonara Paiva, que prestará o concurso pela primeira vez para o cargo de técnica em radiologia, relatou estar confiante. “Como será meu primeiro concurso na área, estou ansiosa, mas com boas expectativas. Fiz minha parte. Estudei pouco, porém, estou com esperanças de ser convocada”, contou.
A candidata Maria Nilsa da Silva, cuidadora de idosos e técnica em enfermagem, afirmou que busca estabilidade profissional. “Estou com fé de que será dessa vez. Já estudo há alguns meses e resolvo questões de concursos passados. Apesar de ser concorrido, só preciso de uma vaga”, disse.
Para Ágata Gouveia, de 18 anos, o concurso representa uma oportunidade de independência. “Estudo desde que concluí o ensino médio. Desde cedo prezo pela minha independência financeira. Estou confiante de que dará certo”, comemorou.
O estudante Thiago Gomes, com deficiência intelectual, elogiou o apoio da Escolegis. “Sigo estudando e lendo sempre para tentar passar nesse concurso. Estou aflito, mas vou com confiança. Queria que tivessem mais aulões, pois há muitas pessoas carentes que não têm condições de pagar cursinho”, comentou.
O professor de informática Erlon Lima afirmou estar na torcida pelos alunos. “O presidente Sampaio abriu as portas da Casa para recebermos um número maior de alunos. Esclarecemos dúvidas e resolvemos questões”, disse. Ele orientou os candidatos a manterem a calma. “A ansiedade pode atrapalhar na hora da prova. A informática não é um bicho de sete cabeças, mas uma ciência que veio para facilitar a nossa vida.”
As provas do concurso público da Prefeitura de Boa Vista acontecem neste domingo (2). São 672 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais entre R$ 1.971 e R$ 7,5 mil. O exame será aplicado pela Cebraspe, com provas pela manhã para cargos de nível superior e à tarde para níveis médio e técnico. Os candidatos devem levar caneta preta em material transparente, documento com foto e evitar o uso de aparelhos eletrônicos.








