
Boa Vista foi destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), conquistou a medalha de bronze na categoria modelagem virtual, competindo com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil.
E conquistou o 1° lugar (nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação, garantindo a vaga para a etapa nacional que ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro. O coordenador Bruno Reis destacou as novidades da competição e a preparação dos integrantes durante todo o ano.
“Esse ano foi uma competição com nível mais elevado, e nossa equipe obteve um excelente resultado, conquistando o 3° lugar na Prática Virtual Apresentação – Modelagem Virtual. A equipe elaborou um projeto no computador, que simula o comportamento de um robô em missões físicas, seguindo os desafios da OBR”, disse.
A modelagem do projeto foi executada em novos softwares de computador onde o robô foi preparado para a competição, como se a apresentação ocorresse no formato físico. A equipe trabalhou com um novo conjunto de peças que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos, chamado “Spike Prime”, que pertencente a linha Lego. As mudanças cobraram novas competências dos integrantes que se adaptaram através de muito treino durante todo o ano para a competição.
Para o capitão da “I Robot”, Luciano Sampaio, a conquista é muito gratificante por ficar entre as melhores equipes do país. “Tivemos sucesso na etapa estadual, fizemos ajustes para a nacional, e durante a apresentação para a banca avaliadora da OBR, obtivemos uma ótima colocação na categoria, nos esforçamos muito e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho desenvolvido em 2021″, comemorou.
A equipe segue agora para a o próximo desafio, o Torneio de Robótica First Lego Leagem – (FLL), onde os integrantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Spike Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.