A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um projeto de Lei que instituí a Política de Atenção e Cuidados às Mulheres Portadoras de Lipedema [acúmulo de gordura desproporcional em diferentes partes do corpo] no Estado.
Segundo a parlamentar, a intenção da proposição é promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do público feminino que vive com esse tipo de condição física.
“Queremos garantir o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado do Lipedema. A ação incluí desde a adoção de protocolos clínicos com a inclusão de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde”, explicou Joilma.
A deputada explica ainda que serão disponibilizados tratamentos não cirúrgicos, como dieta anti-inflamatória, exercícios físicos, drenagem linfática, dispositivos de compressão elástica e demais tecnologias que forem desenvolvidas no atendimento as pacientes.
“É importante ressaltar que as cirurgias vasculares e de lipoaspiração específica para o Lipedema só serão indicadas as mulheres em estágios mais avançados da doença”, afirmou.
A promoção de campanhas de conscientização sobre o Lipedema, bem como tratamento adequado também serão aplicadas, conforme Joilma. Para ela é importante minimizar os impactos emocionais e sociais causados pela doença.
“Tudo será realizado com a criação de grupos de apoio e com terapia, que contará com o apoio de um psicólogo. Queremos garantir que as mulheres do estado que convivam com essa condição física tenham acesso a espaços públicos e serviços de saúde que respeitem suas limitações de mobilidade, com base na inclusão social e na participação ativa na comunidade”, finalizou a deputada.
Sobre a doença
O lipedema é doença vascular crônica, progressiva e debilitante, de fator genético, que se caracteriza pelo acúmulo desproporcional de tecido adiposo em diferentes áreas do corpo, em especial nas pernas e braços, causando dor, sensibilidade aumentada e mobilidade reduzida.
Trata-se de uma condição que afeta uma parcela significativa da população feminina (cerca de 12,3% das mulheres brasileiras), trazendo não apenas consequências físicas, mas também emocionais e sociais.
Uma doença crônica, que ainda não possui cura, porém com a existência de tratamentos pontuais, se consegue aliviar os sofrimentos decorrentes de seu diagnóstico, além de melhoraria na qualidade de vida das pacientes. O debate em torno do diagnóstico e tratamento do lipedema tem ganhado projeção na sociedade.
Pessoas atingidas pela doença têm buscado terapias, passando a exigir dos poderes públicos a adoção de medidas destinadas à promoção da sua saúde integral. A criação de uma política específica para o atendimento a essas mulheres é fundamental para garantir que recebam o suporte necessário, promovendo, além da saúde, seu bem-estar.