Foto: Fernando Oliveira

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, veio a Roraima neste sábado (6) para acompanhar o início dos atendimentos no Centro de Referência em Saúde Indígena Xapori Yanomami, localizado na região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. Esta é a primeira visita oficial de Alexandre Padilha ao Estado de Roraima como ministro da Saúde. A comitiva do governo federal desembarcou às 7h30 e seguiu para a Terra Indígena.

“Fomos receber a estrutura construída no Surucucu, por meio de parceria do Ministério da Saúde com a Cufa [Central Única das Favelas] e a Target [ONG alemã Target Ruediger Nehberg].  É um Centro moderno, e a gente vai poder garantir o atendimento aos pacientes lá mesmo, algumas internações e partos, de forma digna”, disse o ministro.

“Tem também aparelho de ultrassom abdominal, ultrassom vascular, sala de estabilização com equipamentos para ventilação mecânica, laboratório para detecção de malária, tuberculose, hanseníase, leishmaniose, essas doenças endêmicas. Um laboratório moderno em que você coleta a amostra e em 20 minutos o exame está pronto. Além de cuidar da população, vai fazer com que os recursos que a gente coloca para o povo indígena sejam bem utilizados, evitando também o número de remoções”, acrescentou Padilha.

Após o retorno da área indígena, o ministro visitou obras do centro de Radioterapia do Hospital Geral de Roraima (HGR). Padilha ressaltou que a obra é feita por meio de parceria entre os governos, com o apoio da bancada federal de Roraima. Ainda de acordo com o ministro, a expectativa é que, até o fim do ano, a estrutura seja inaugurada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here