O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), participou nesta segunda-feira (7), em Brasília (DF), da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). O evento reúne gestores de todo o Brasil para discutir temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades e eleger a nova diretoria da FNP para o biênio 2025-2027.
A programação inclui mesas temáticas sobre segurança pública, inclusão socioprodutiva, riscos fiscais para os municípios, além de parcerias estratégicas com instituições como o Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ambev e Softplan.
A eleição da nova diretoria da FNP, liderada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aconteceu na noite dessa segunda-feira (7), seguida da cerimônia de posse, que contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Comitê gestor do IBS
A programação teve início com o diálogo voltado aos principais desafios fiscais enfrentados pelas cidades brasileiras e o papel dos municípios na governança tributária do país. O evento foi aberto pelo presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, e lideranças de algumas dos maiores municípios do país.
Na primeira mesa, que debateu a eleição do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS – Imposto Sobre Bens e Serviços, que será um tributo estadual brasileiro sobre o valor agregado que substituirá o ICMS e o ISS gradativamente de 2026 até 2033. O imposto foi prescrito pela reforma tributária brasileira de 2023.
“A FNP tem entrado nessa luta de forma muito segura, e eu tenho certeza que vai contribuir muito com o Conselho gestor do IBS e vai garantir com que os munícipios sejam bem atendidos dentro desse novo imposto e que tenham suas receitas garantidas”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
Além de apresentar as atribuições do Comitê, a mesa também discutiu a gestão do Imposto.
A 87ª Reunião Geral da FNP foi patrocinada por Aprende Brasil Educação, Fundação Dom Cabral, Tecno IT, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa e Governo Federal.