O deputado Marcinho Belota (PRTB) usou a tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), durante sessão desta terça-feira (19), para cobrar do Governo de Roraima a criação de departamento voltado ao bem-estar e à saúde animal.
O parlamentar afirmou que tem solicitado, reiteradas vezes, que o governador Antonio Denarium (Progressistas) implemente o novo setor que, segundo ele, teria custo anual de R$ 645 mil. Marcinho declarou que se sente sozinho na defesa da causa animal, razão pela qual solicitou apoio dos parlamentares.
“Há muito tempo cobro do [governador Antonio] Denarium a criação do departamento de bem-estar e saúde animal, pois já deveria existir, e ele nunca atendeu. Eu não quero fazer do setor um cabide político. Ele pode indicar quem quiser, desde que tenha competência para administrar. Precisamos de um departamento para proteger os animais. Eu desafio qualquer deputado a me falar o que o Estado fez pela causa animal. E esta Casa tem o dever de cobrar do governo uma atuação de combate aos maus-tratos”, cobrou Belota.
Ele relatou ainda que, recentemente, foi chamado para uma ocorrência conjunta das polícias Civil e Militar. No local, foram encontrados cerca de 100 animais em condições deploráveis, sem água, energia, comida e muitos fugiram durante a ocorrência.
“Será que não é importante ter um departamento como esse? Temos tantas festas no estado e um cachê de um artista nacional pode pagar as despesas de um ano inteiro do departamento. Respeito a bandeira de cada deputado, mas duvido que qualquer um tenha uma causa tão cara e cansativa quanto à minha. Eu trabalho todos os dias nas ruas”, desabafou.
O deputado Jorge Everton (União), que presidiu a sessão, apoiou a fala do colega e se colocou à disposição para ajudar na defesa da causa.
“Tenho acompanhado seu trabalho antes de ser parlamentar. Muitos não conhecem a sua história, trajetória e carinho com os animais. Vossa Excelência já veio [para a Casa Legislativa] com a marca defesa animal. Sabemos que é difícil, porque conversamos com você. Te apoio e te admiro, pode contar comigo, meu irmão! O papel que você tem feito precisa de todos os deputados e do parlamento. Você é motivo de orgulho e sua causa é nobre e a população está vendo. Não desista!”, declarou.