Os estudantes de Roraima João Vitor Grisoto Kussaba e Evellyn Letícia Costa Gonçalves foram reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025 pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles estão entre os 54 alunos de todo o país que se destacaram nesta categoria.
Além dos estudantes, o prêmio contemplou quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, com a entrega de 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
A escolha dos vencedores foi feita com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o próprio Enem, além de dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrições.
Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025 e regulamentado pela Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira busca reconhecer e valorizar políticas, programas e estratégias que melhorem a qualidade da aprendizagem, promovam a equidade e reduzam as desigualdades na educação básica, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).