O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está construindo cinco novas pontes na BR-210, em Roraima. O projeto faz parte do Novo PAC e representa um investimento federal de cerca de R$ 55 milhões. As estruturas, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAEs), substituirão pontes e galerias de madeira por modelos em concreto, com o objetivo de aumentar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção da rodovia.
As obras somam 270 metros de extensão e atendem diretamente os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Estão em andamento a ponte sobre o Igarapé Rococó (km 84,2), a ponte sobre o Rio Caroebe (km 89,5), a ponte sobre o Igarapé Taboca (km 98,0), a ponte sobre o Igarapé Areal (km 141,0) e a ponte sobre o Igarapé São Francisco (km 167,4).
Com exceção da ponte sobre o Rio Caroebe, que ainda está na etapa inicial, as demais frentes já registram avanço. Segundo o Dnit, foram concluídos aterros e desvios, além da armação passiva e da instalação de cordoalhas de protensão. Também foi construído um Bueiro Triplo Celular de Concreto (BTCC), que auxilia na condução de grandes volumes de água e antecede o lançamento de concreto e a protensão das longarinas.
Durante a execução das obras, o tráfego na BR-210 permanece liberado. O órgão implantou desvios, reforçou a sinalização diurna e noturna e mantém equipes orientando os motoristas. Placas educativas foram instaladas no trecho para reduzir o risco de acidentes.
A BR-210 é uma das principais rodovias federais de Roraima e conecta cidades como Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Caracaraí, além de se integrar à BR-174. A via é fundamental para o escoamento da produção agrícola do sul do estado, especialmente banana, mandioca e cacau. O Dnit destaca que a modernização da rodovia é estratégica para ampliar a ligação de Roraima com outras regiões do país e melhorar o acesso logístico e comercial da região.








