O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR), teve direito a reembolso junto à Câmara dos Deputados no valor de R$ 660.070,72, gastos com despesas médicas do parlamentar. A Câmara dos Deputados reembolsou R$ 21,6 milhões em despesas médicas a deputados federais que optaram por serviços de saúde particulares, entre 2019 e julho de 2022, apesar de terem à disposição departamento próprio para atendimento e plano de saúde.
O parlamentar de Roraima está na lista dos que mais gastaram com saúde particular ao longo do mandato. Os dados foram obtidos pela organização sem fins lucrativos Ranking dos Políticos junto à Casa Legislativa.
A assessoria de Haroldo Cathedral afirmou que o deputado passou por vários problemas de saúde graves e repentinos ao longo de 2020. “Nesse período, ele precisou realizar cirurgias urgentes em diversas capitais, inclusive, em uma dessas ocasiões teve que ser transferido em UTI móvel para São Paulo, em estado gravíssimo, com risco de morte. Na ocasião, ele permaneceu internado em UTI e semi-UTI por quase um mês.”
Segundo a assessoria, ele permaneceu com problemas urológicos graves, que ocasionaram outras ocorrências, algumas urgentes e outras programadas, também fora de Roraima, estado do parlamentar.
“Em grande parte dessas situações mencionadas, por se tratar de medidas de urgência, o parlamentar precisou custear os atendimentos de saúde com dinheiro próprio, sem tempo para a autorização pelo plano de saúde. Também houve ocasiões em que o plano de saúde não dava cobertura. Ressaltamos ainda que o reembolso da Câmara dos Deputados demora quase um ano para ser liberado e passa por todos os órgãos de controle da Casa”, completou, em nota.