Por 19 votos, os deputados estaduais aprovaram a prorrogação da liquidação da Companhia Energética de Roraima (CERR) para 31 de dezembro de 2025. A votação do Projeto de Lei n⁰ 189/2025 ocorreu durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na tarde desta segunda-feira (18).
De iniciativa do Poder Executivo, a proposta amplia o prazo para quitação de débitos ainda existentes, garantindo mais segurança ao processo de extinção. A Lei nº 2.206/2025 previa a liquidação para 30 de junho deste ano, além da redistribuição de 189 servidores para a administração direta ou indireta do Estado.
Durante a sessão, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a importância da medida e assegurou que continuará atuando para que todos os servidores sejam realocados em outros setores do Governo, preservando seus empregos.
“Desde o início do processo, apresentamos emendas à Constituição, projetos de lei e realizamos audiências públicas em defesa dos servidores. Eles são pais de família que contribuíram muito para o desenvolvimento de Roraima. É mais do que justo garantir os direitos deles”, afirmou.
O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) elogiou a iniciativa e destacou que a falência da Companhia foi agravada pela inadimplência dos municípios.
“Quando a CERR deixou de abastecer Boa Vista e passou a atender apenas os interiores, muitas câmaras e prefeituras deixaram de pagar as contas de energia, o que levou a empresa à falência e prejudicou trabalhadores com mais de 30 anos de serviço”, desabafou.
Servidores acompanharam a votação no plenário. A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Roraima (STIURR), Jane Lima, afirmou que o sentimento entre a categoria é de apreensão, mas reforçou a confiança no apoio parlamentar.
“É uma angústia essa indefinição que nos impede de exercer nosso direito. Mas a Assembleia tem nos dado respaldo jurídico e seguimos esperançosos”, declarou.