A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um projeto de lei que instituí o Dia das Semeadoras do Agro de Roraima.
Conforme a matéria, a data será comemorada anualmente no dia 29 de agosto. Para a parlamentar, as mulheres que atuam como semeadoras em Roraima vem transformando positivamente o desenvolvimento do setor agropecuário do Estado.
“É importante ressaltar que esse movimento [Semeadoras do Agro] surgiu com a intenção de dar visibilidade a essas mulheres que, muitas vezes, não tem seu espaço em um ambiente predominantemente masculino”, disse.
Ela lembrou que o grupo nasceu como uma resposta à necessidade de criar espaços de liderança, capacitação e visibilidade. “Nossa proposta vem visando fortalecer as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero, bem como a sustentabilidade e o desenvolvimento rural”, destacou Joilma.
Valorização
A deputada enfatizou a proposição de sua autoria como forma de valorizar o grupo no tocante a garantia de direitos. “Queremos incentivar a captação de crédito para que essas profissionais tenham condições de atuar no campo, bem como a capacitação e acesso às novas tecnologias, garantindo a elas possam ter as mesmas oportunidades de crescimento e sucesso que os homens”, finalizou a parlamentar.