A delegação roraimense encerrou, no domingo (31), sua participação na 47ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo de Estrada, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto em Rio Branco (AC), conquistando 19 medalhas e a 9ª colocação geral — o melhor desempenho do estado na história da competição. O resultado, segundo a Federação Ciclística de Roraima (FCR), reflete o trabalho de preparação e participação nas três modalidades do evento: Contrarrelógio Individual (CRI), Resistência e Circuito.
Nos três dias de provas, Roraima obteve 15 medalhas na Copa Norte — três de ouro, cinco de prata e sete de bronze — e quatro medalhas na Copa Norte-Nordeste, sendo um ouro, duas pratas e um bronze. Ao todo, a equipe somou 175 pontos na Copa Norte-Nordeste e 422 pontos na Copa Norte.
O principal destaque foi a atleta Tatiele Valadares, campeã da categoria elite feminino na prova de circuito da Copa Norte-Nordeste. Ela também conquistou ouro na 2ª Copa Norte de Ciclismo de Estrada 2025, na mesma categoria.
Nos dois primeiros dias de disputas, o ciclismo roraimense garantiu duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. No último dia, subiram ao pódio Lucas Souza (prata na Copa Norte, Master B1, prova de circuito), Roberto Sinfuentes (bronze na Copa Norte, Master A2, circuito), Alyssia Mourão Andrade (prata na Copa Norte-Nordeste e prata na Copa Norte, juvenil feminino, circuito) e Hugo Renê Sosa (bronze na Copa Norte, Master D2, circuito).
A delegação foi composta por 30 atletas e cinco dirigentes, e retornou a Boa Vista na madrugada desta terça-feira (2).
O presidente da FCR, Adriano Paulino, avaliou o desempenho como histórico e destacou o foco na formação de novos atletas para a próxima edição.
“Roraima sempre ficava nas últimas colocações. Encerramos com muita alegria, terminando em 9º lugar na Copa Norte-Nordeste. Vamos agora nos preparar para o Ceará 2026 e fazer o mesmo trabalho com a categoria de base e procurar ter nossa seleção cheia, com atletas de qualidade, com atletas com alto rendimento, para que a gente possa ter melhores resultados no Ceará”, disse.