O sonho de aprender a pilotar um avião ou um helicóptero nunca esteve tão próximo de quem mora em Roraima. A escola de aviação Aeroeduca abriu as matrículas para o Curso de Piloto Privado e Aerodesportivo, com 25 vagas. A capacitação iniciante está prevista para iniciar em 19 de maio.
O curso tem carga horária de 180 horas de aulas teóricas de segunda a sexta-feira, com duração prevista de três meses. O requisito mínimo é possuir 18 anos de idade e ensino médio completo. A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:
- Meteorologia;
- Teoria de Voo;
- Navegação Aérea;
- Regulamentação de Tráfego Aéreo; e
- Conhecimentos Técnicos de Aeronave.
A capacitação custa R$ 2.800 (valor que pode ser parcelado em até seis vezes de R$ 466,66 sem juros). A matrícula pode ser feita em três lugares:
- WhatsApp da Aeroeduca: (95) 99158-5705;
- Perfil da Aeroeduca no Instagram (https://www.instagram.com/aeroeducarr); e
- Sede da Aeroeduca (Avenida Ville Roy, 7195, bairro São Vicente), de segunda a sexta-feira, das 15h às 22h.
O coordenador da Aeroeduca, piloto comandante Gabriel Mendes, esclareceu que o curso é iniciante. Portanto, é a porta de entrada para quem sonha, um dia, em chegar às modalidades de táxi aéreo, executiva, agrícola e comercial – onde há a possibilidade de transportar centenas de passageiros por viagem, entre destinos incríveis do Brasil ou do exterior.
“Ao concluir o curso, o aluno estará preparado para realizar as provas oficiais da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e obter o Certificado Médico Aeronático [CMA], em Boa Vista, e iniciar as horas de voo práticas, necessárias para obter a habilitação. Assim, veremos muitos roraimenses ganhando os ares do Brasil e do mundo”, explicou Mendes.
A sócia da empresa, Ana Lorentz, comparou a carreira do piloto à de motorista. “O piloto iniciante é como o motorista com CNH A e B. Na medida em que adquire experiência, ele pode pilotar nas modalidades executiva, agrícola e comercial, assim como é o condutor que passa a dirigir um veículo maior, como ônibus ou caminhão”, exemplificou.
Aviações privada e aerodesportiva
A aviação privada é voltada para uso pessoal: hobby, lazer ou uso próprio (como deslocamentos pessoais ou a trabalho, sem fins lucrativos). Por sua vez, a aviação aerodesportiva envolve voos com finalidade esportiva, recreativa e experimental.
Demanda global por pilotos
Desde a pandemia da Covid-19, o mundo enfrenta um déficit de pilotos. Em 2024, um estudo da fabricante Boeing estimou que o planeta vai precisar de 674 mil novos pilotos até 2043, sendo 39 mil na América Latina.
“Hoje, muitas companhias aéreas estão contratando até pilotos sem experiência, de tão carente que está o mercado. Quem se qualifica agora sai na frente e pode ter inclusive a chance de, lá na frente, conseguir uma vaga em grandes companhias internacionais, onde o salário é bem maior”, afirmou o coordenador da Aeroeduca.