Simbólica e mobilizadora, unindo esporte e sensibilização no combate à violência doméstica, a Corrida Maria da Penha chega à 3ª edição em 2025 e está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto (ou até completar o limite de 2 mil vagas). O evento integra as ações da campanha Agosto Lilás e contará com dois percursos: de 2,5km e 5km.
A corrida está marcada para o dia 30 de agosto e os interessados podem se inscrever pelo site corridamariadapenha.com.br, com taxa de R$ 35,00. Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez, a iniciativa é um instrumento de sensibilização e mobilização da sociedade no enfrentamento à violência doméstica.
“Mais do que um evento esportivo, a corrida é uma ferramenta de conscientização, união e mobilização contra a violência doméstica. Cada passo dado é por respeito, por segurança e esperança para todas as mulheres. Ao participar, nós mostramos que Boa Vista está comprometida em proteger, apoiar e garantir os direitos das mulheres, reforçando que a violência contra a mulher é inaceitável”, disse.
Patrulha Maria da Penha de Boa Vista – Grupamento da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), a Patrulha Maria da Penha atua na capital desde 2015, fiscalizando as Medidas Protetivas de Urgência determinadas pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em visitas periódicas às casas das vítimas, sejam na área urbana, rural ou comunidades indígenas.