A jovem cantora e professora de música Yara exalta o que há de mais belo no Brasil, seja envolvendo suas paisagens naturais ou, sobretudo, a sua rica expressão de arte. E isso por canção “Aquarela Tropicana“, single disponível na plataforma Soundcloud, que apresenta uma reflexão pertinente sobre toda a riqueza cultural presente em nosso país.
A ideia de gravar a canção, segundo Yara, surgiu da compositora, Lídia Vasconcelos, sua amiga e “madrinha” de sua carreira artística desde a infância (saiba mais abaixo). Inicialmente, a produção ocorreu no Studio Memory, pelas mãos do produtor Marcos França. Posteriormente, a faixa instrumental foi apresentada a Yara para inclusão da voz, o que ocorreu no Studio 4 Music.
A música reúne elementos que vão da toada (boi-bumbá) ao samba, com destaque para a cultura nortista e amazônica, especialmente na letra. A artista buscou imprimir influências que refletem a riqueza e a diversidade musical e cultural do nosso país, criando uma sonoridade leve, envolvente e tipicamente brasileira. Toda essa combinação de ritmos foi pensada justamente para valorizar essa identidade tão plural que temos.
“Sou apaixonada pela nossa cultura, que é riquíssima. A produção foi um processo muito especial e foi construído com muito cuidado. Lídia me deu total liberdade para colocar a minha identidade na interpretação, respeitando o meu jeito de cantar e sentir a música. A gente trabalhou cada detalhe para que refletisse a essência da composição dela e também a minha personalidade artística”, comentou Yara.
Por enquanto, “Aquarela Tropicana” pode ser conferida como single. Porém, Yara destacou que em breve pretende lançar o clipe da música, além de outros projetos em andamento. “Não posso revelar muitos detalhes ainda, mas posso adiantar que vai trazer um pouquinho mais da minha identidade artística e mostrar com mais clareza como eu sou como cantora e por que eu escolhi seguir esse caminho na música”, finalizou.
A artista — Natural de Mucajaí, interior de Roraima, Yara é cantora, instrumentista e professora de música, com atuação nas áreas de musicalização infantil, canto, teclado e piano na Escola de Música Dueto. Sua paixão pela música foi despertada ainda na infância, com forte influência de sua avó e da vivência na Igreja Católica, onde iniciou suas primeiras experiências musicais, aos 9 anos.
Ao longo de sua trajetória, Yara teve um encontro determinante com a cantora, compositora e multi-instrumentista Lídia Vasconcelos, que se tornou sua mentora e parceira de jornada artística. Juntas, iniciaram apresentações locais, destacando-se desde 2010 em eventos como as apresentações no Aipana Plaza Hotel, além de festivais e projetos culturais.
Em 2013, Yara conquistou o primeiro lugar no Festival de Música Inédita da Igreja Santo André, firmando sua presença como jovem promessa da música roraimense. Também obteve reconhecimento ao vencer as edições II e III do Festival Caça Talentos da Escola Estadual Mário David Andreazza.
Ainda na juventude, participou da pré-produção de um álbum de canções autorais de Lídia Vasconcelos, projeto independente e artesanal, evidenciando seu comprometimento e dedicação à música, mesmo diante das limitações de recursos. Yara também integra o Grupo Vento do Espírito (GVE), iniciativa que une música, espiritualidade e consciência ambiental, com destaque para a participação no Festival Mundial Temático, realizado em Madrid, Espanha, em 2021, onde conquistaram o primeiro lugar com a canção Consagrada ao Amor, de Lídia Vasconcelos.
Desde 2020, Yara cursa Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde tem ampliado sua formação artística e pedagógica. Durante esse período, participou de recitais e apresentações acadêmicas, incluindo performances de obras de Beethoven com o coral da UFRR no Teatro Municipal de Boa Vista. Também integrou projetos como “O Canto de Roraima”, sob coordenação da professora e cantora Euterpe, reafirmando seu compromisso com a valorização da música local e nacional.
Em 2022, participou com sua banda, Suddenly Band, do Festival Banda Fest, apresentando a canção inédita “Tudo que vamos viver”, de Lua Brasil. Em 2023, obteve o segundo lugar no Festival Família Amoris Laetitia, no Colégio Claretiano, além de se apresentar com o GVE na 38ª Semana do Migrante, organizada pela Diocese de Roraima.
Para saber mais sobre a carreira da artista e acompanhar seus projetos, basta seguir seu perfil no Instagram: @y4raaaa.