A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), responsável por acompanhar o concurso da Polícia Civil, realizou, nesta quinta-feira (9), uma reunião com o delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, e representantes da comissão dos aprovados. O objetivo do encontro foi discutir a criação de um cronograma para a convocação de 120 candidatos do cadastro de reserva.
No encontro, também se discutiu a necessidade de ampliação do efetivo para suprir as novas aposentadorias, especialmente entre as policiais mulheres da corporação. O deputado Gabriel Picanço (Republicanos), presidente da Comissão Especial, avaliou o encontro como positivo e destacou o papel da Assembleia Legislativa na interlocução com o Executivo.
“Em 2026, muitos policiais estarão aptos à aposentadoria e há delegacias e unidades, como o IML [Instituto Médico Legal] em Rorainópolis, que necessitam urgentemente de reforço. A comissão vai encaminhar um documento ao governador solicitando um cronograma claro de convocações, pois o estado tem condições fiscais de efetivar esse chamamento e fortalecer a nossa Polícia Civil”, afirmou.
O relator da comissão, deputado Rarison Barbosa (PMB), reforçou o compromisso do grupo com a reivindicação dos candidatos e a necessidade de um posicionamento do governo. “Essa reunião foi mais um passo para que o governo defina uma data concreta. Ouvimos representantes da Polícia Civil e reforçamos que há uma necessidade real de novos servidores. A comissão está preparando uma justificativa formal ao governador para garantir que o cronograma de convocação saia do papel o quanto antes”, informou.
O delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, destacou que o deficit atual deve se agravar em razão das aposentadorias previstas e que o chamamento dos aprovados é essencial para manter a produtividade.
“O último concurso ocorreu após vinte anos e já trouxe resultados expressivos. Mas até fevereiro, vários policiais estarão aptos à aposentadoria, o que gera uma lacuna que pode ser suprida pelo cadastro de reserva. Precisamos desses novos agentes, peritos e delegados para manter a eficiência da instituição e garantir o atendimento em todo o estado”, ressaltou.
A comissão dos aprovados no concurso também participou da reunião. Gustavo de Oliveira, aprovado para o cargo de auxiliar de perito criminal, enfatizou que a convocação dos 120 candidatos é fundamental para a continuidade dos serviços.
“Estamos há mais de um ano pleiteando essa convocação. A chegada da primeira turma aumentou em 300% a produtividade da Polícia Civil, e com o novo chamamento esse índice pode crescer ainda mais. É uma questão de eficiência e justiça social para o estado”, pontuou.
Também participaram da reunião, de forma virtual, os deputados Jorge Everton (União) e Idazio da Perfil (MDB), membros da Comissão Especial.