Foto: Reprodução/SupCom ALERR

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) voltou a cobrar do governo estadual a realização do curso de formação para os aprovados no cadastro reserva do concurso da Polícia Civil. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (15) e contou com representantes da gestão, da instituição e de candidatos.

O debate acontece diante da proximidade do fim da validade do concurso e da previsão de aposentadoria de cerca de 30% do efetivo entre 2027 e 2028. Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, a instituição já sinalizou interesse em capacitar os concursados. “Encerrar esse concurso é essencial para atender à Lei Orgânica Nacional”, disse.

O presidente da comissão, deputado Gabriel Picanço (Republicanos), afirmou que o próximo passo será levar a demanda ao governador Antonio Denarium, por meio do chefe da Casa Civil, Flamarion Portela. “A delegada-geral está ciente da necessidade, o secretário de Planejamento também. Agora, depende do governador. Precisamos convencê-lo a concluir esse concurso”, declarou.

Entre os aprovados, o clima é de expectativa. Gustavo de Oliveira, que concorreu ao cargo de auxiliar de perito criminal, disse acreditar em avanços: “Esperamos que, após a reunião com Flamarion Portela, tenhamos uma nova previsão para o final do ano ou início do próximo”.

Apesar da pressão, a Secretaria de Planejamento apontou limitações orçamentárias como entrave para a convocação imediata. O curso de formação, que dura em média quatro meses, segue dependendo de aval do governo para ser iniciado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here