A Clínica Renal de Roraima suspendeu, nesta sexta-feira (14), os atendimentos a pacientes crônicos devido à inadimplência do Governo do Estado. A dívida acumulada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chega a R$ 10,8 milhões, conforme comunicado da clínica enviado à pasta na terça-feira (11).
O débito é referente a meses de 2022, 2023 e 2024, além de janeiro de 2025. A Clínica Renal informou que, apesar da inadimplência, manteve a prestação dos serviços até o momento, mas que a falta de pagamento comprometeu a continuidade do atendimento. Aproximadamente 350 pacientes crônicos são afetados pela suspensão.
Em resposta, a Sesau informou que os pacientes renais estão sendo atendidos no Pronto Socorro Airton Rocha, que organizou um fluxo para atender a demanda adicional. Os pacientes passam por avaliação médica e, em casos urgentes, um nefrologista é acionado para realizar a diálise. Para casos não emergenciais, as orientações médicas são fornecidas e os pacientes são liberados.
A situação também impactou o pagamento dos funcionários da clínica, que ainda não receberam os salários de janeiro. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde do Estado de Roraima (Siemesp-RR) acionou a Justiça do Trabalho, que, em decisão liminar, determinou o pagamento dos salários em até 48 horas. O descumprimento dessa ordem resultou na preparação de uma paralisação por parte dos trabalhadores.
A Clínica Renal afirmou que só conseguirá retomar os atendimentos após o pagamento dos valores devidos pela Sesau.