O Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima (CMC/TJRR) inaugura, no dia 4 de março, às 16h, a exposição temporária “Raízes Roraimenses: Do Clássico ao Contemporâneo”. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc Roraima e será sediada no espaço cultural do CMC, em Boa Vista.
A mostra reúne parte do acervo do Sesc no Estado e trabalhos de artistas que atuam em Roraima, propondo um panorama da produção visual local. A exposição apresenta diferentes linguagens, técnicas e períodos, evidenciando o diálogo entre tradições artísticas e expressões contemporâneas.
Com curadoria de Rafael Hans, do Sesc Roraima, a iniciativa é voltada a magistrados, servidores do Judiciário, convidados da instituição parceira, além de estudantes e professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e demais visitantes interessados em arte e cultura regional.
O conceito de “raízes” é abordado como um elemento dinâmico, relacionado à memória, pertencimento e transformação. As obras exploram temas como território, natureza, ancestralidade, oralidade e resistência, conectando experiências locais a reflexões mais amplas sobre identidade e cultura.
A proposta é ampliar a visibilidade da produção artística roraimense e estimular o debate sobre as especificidades das artes visuais no Norte do Brasil, valorizando a diversidade estética e simbólica presente no Estado.
Programação
Exposição: Raízes Roraimenses: Do Clássico ao Contemporâneo
Data: 4 de março de 2026
Horário: 16h
Local: Centro de Memória e Cultura – CMC (Avenida Ville Roy, s/n, bairro São Pedro, em Boa Vista – RR, ao lado da Femarh).








