Há dois anos, a pequena Valentina Portela, hoje com 6 anos, recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mãe, Gizelda Portela, policial civil, lembra que o momento foi desafiador: a menina apresentava dificuldades de interação e na fala, e o plano de saúde não ofereceu o suporte necessário. Foi então que, por indicação de amigos, Gizelda conheceu o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programa mantido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), e encontrou nas aulas de balé uma oportunidade de estimular o desenvolvimento da filha.
“Hoje ela evoluiu muito. O balé ajudou minha filha a se soltar, a interagir melhor com as outras crianças. Ela adora ir às aulas, até nos dias em que não tem. É um projeto maravilhoso, e eu sou muito grata à Assembleia Legislativa por esse trabalho”, relata Gizelda.
A história de Valentina é uma das muitas que inspiram a campanha “Sente, Cuida e Faz”, lançada pela Assembleia Legislativa para destacar o impacto humano e transformador de suas ações. O lema reflete o compromisso da Casa: sentir as necessidades da população por meio da escuta ativa, cuidar com políticas e programas sociais e fazer a diferença na vida das pessoas com resultados concretos.
Dez programas permanentes em ação
Atualmente, a ALERR mantém dez programas sociais permanentes, entre eles o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), a Escola do Legislativo (Escolegis), a Secretaria Especial da Mulher — que abriga o CHAME e o Centro Reflexivo Reconstruir —, além do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Fiscaliza, Procon Assembleia, Centro de Apoio aos Municípios (CAM), Centro de Acolhimento ao Autista Teamarr, Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) e o Programa de Bem-Estar Animal.
CCJuv: um espaço para crescer e sonhar
Criado para promover inclusão e oportunidades, o CCJuv oferece atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos em diversas áreas: cultura, lazer, esporte, música, tecnologia e qualificação profissional. Também promove ações de cidadania, empreendedorismo e prevenção ao uso de drogas.
Presente em polos da capital e do interior, o programa soma mais de 6 mil matrículas ativas, com modalidades como balé, ginástica rítmica, teatro, música (teclado, violão, violino e coral), esportes variados (karatê, jiu-jítsu, judô, capoeira, futebol, vôlei, entre outros) e atividades de bem-estar, como zumba e treino funcional.
“O CCJuv é um verdadeiro espaço de cidadania. Aqui, nossos jovens descobrem talentos, constroem amizades e aprendem valores. É um investimento no futuro de Roraima”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa e do CCJuv, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Histórias de transformação
Para a estudante Josemith Valentina Urosa Gonzalez, de 10 anos, o CCJuv significou uma mudança de vida. Matriculada nas aulas de balé e capoeira no polo Pedra Pintada, ela conta que superou a timidez e ganhou confiança.
“Antes eu era calada, medrosa e achava que não era capaz. Agora tenho amigos, sou feliz e acredito em mim. O CCJuv me acolheu de verdade”, contou emocionada, ao lado de sua responsável, Rose Salaya, que a acompanha diariamente às aulas.
Mais cuidado com corpo e mente
Em 2025, o CCJuv ampliou sua atuação ao oferecer atendimentos de psicologia e odontologia para os alunos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Faculdade Cathedral, que disponibiliza acadêmicos supervisionados para realizar consultas semanais. O suporte é oferecido principalmente a crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades emocionais ou de saúde bucal identificadas pelos instrutores.
“Percebemos casos de bullying e outros problemas emocionais entre os alunos. Por isso, decidimos oferecer esse apoio, garantindo um acompanhamento mais completo e humano”, explicou a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto.
Como participar
Os interessados em saber sobre vagas e modalidades disponíveis podem entrar em contato com o Call Center da Assembleia Legislativa pelo número 0800 006 0670.








