A Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (SEM/ALE-RR) está promovendo a campanha “Cabide Delas”, voltada à arrecadação de roupas, sapatos e acessórios destinados às mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).
A iniciativa visa não apenas fornecer itens de vestuário, mas também contribuir com a reconstrução da autoestima dessas mulheres, oferecendo acolhimento, dignidade e apoio emocional em um momento de superação e recomeço.
Interessados em contribuir com o projeto podem entregar as doações na sede do CHAME, localizado na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, ou entrar em contato pelo ZapCHAME (95) 98402-0502.
Segundo a assistente social Catarina Simões, a ideia surgiu como uma forma de complementar os programas sociais já existentes. “Percebemos a necessidade de um projeto que sensibilizasse a população para a realidade dessas mulheres assistidas pelo Chame. A campanha foi criada para fortalecer esse cuidado”, explicou.
A SEM mantém o Espaço de Autocuidado, uma sala especialmente dedicada ao acolhimento feminino. No local, as assistidas têm acesso às roupas, calçados, acessórios e itens de maquiagem para que possam, todos provenientes de doações de lojistas parceiros ou de campanhas solidárias.
Para a diretora da SEM, Glauci Gembro, esse suporte é essencial para recarregar a força da mulher em situação de vulnerabilidade. “Recebemos mulheres em situações extremamente delicadas, algumas sem roupas ou calçados adequados. Aqui, elas encontram mais do que doações: encontram respeito, acolhimento e a chance de resgatar a autoestima para enfrentar novos desafios.”
Além do apoio a vítimas de violência doméstica, o Espaço de Autocuidado também contempla mulheres em tratamento contra o câncer, por intermédio do projeto “Mechas de Esperança”. A iniciativa oferece perucas confeccionadas com doações de cabelo, ajudando na recuperação da autoestima durante o tratamento de quimioterapia.
Os interessados em compartilhar das mechas de cabelo, podem deixar os fios nos pontos de arrecadação: sede da Assembleia Legislativa de Roraima, localizada no Centro Cívico, nº 202, Centro de Boa Vista; ou nas sedes dos programas do Poder Legislativo, bem como nas sedes dos parceiros: Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Hospital de Amor e no Cecor (Centro Oncológico de Roraima).