O sonho do Botafogo conquistar a Copa Intercontinental durou menos de 90 minutos. A equipe carioca perdeu para o Pachuca, time do México, por 3 a 0, nesta quarta-feira (11), no Estádio 974, no Catar, em duelo que valeu a taça do Dérbi das Américas, que é a segunda fase da Copa Intercontinental. Os gols foram marcados por Idrissi, Odessa e Rondon no segundo tempo. O vexame do Botafogo se deu, principalmente, pelo desgaste no fim de temporada.
Após vencer a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro nas últimas duas semanas, Artur Jorge optou por um time “misto”, com apenas cinco titulares no time inicial – quatro (Alex Telles, Marlon Freitas, Almada e Saravino) foram deixados no banco e dois (Vitinho e Bastos) estão lesionados.
Com a atuação irreconhecível e apenas dois chutes no gol durante toda a partida, o clube carioca se despediu da competição, enquanto os mexicanos avançaram para a terceira etapa do torneio, que é o último passo para a decisão diante do Real Madrid. A próxima etapa do torneio, que é chamada de Challenger Cup pela Fifa, será no sábado (14), às 14h, no Estádio 974. O adversário do Pachuca será o Al Ahly, do Egito, que eliminou o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A equipe vencedora vai à final do Intercontinental e duela com Real Madrid na quarta-feira (18), às 14h, no Lusail.
O técnico Artur Jorge escalou o Botafogo com uma equipe “alternativa”: Cuiabano, Allan, Eduardo e Matheus Martins entraram nas vagas dos poupados Alex Telles, Marlon Freitas, Savarino e Almada, enquanto Mateo Ponte e Adryelson jogaram nas vagas dos lesionados Vitinho e Bastos. Até por essas mudanças e o desgaste do fim de temporada, o time passou longe do desempenho esperado.
Os 45 minutos iniciais até foram equilibrados e, em alguns momentos, bem travados. Mesmo com 60% de posse de bola, o clube carioca não conseguiu dominar e nem sequer chutou na meta adversária – o Pachuca acertou a meta de John em duas oportunidades, mas sem grande perigo. O primeiro arremate do Botafogo ocorreu com Allan, que teve o chute bloqueado no minuto 20 do primeiro tempo. O representante brasileiro só levou perigo ao gol adversário aos 38, quando Luiz Henrique fez boa jogada pela direita, rolou para Mateo Ponte, e o lateral-direito, já dentro da área, furou, perdendo uma grande chance.
Só que o segundo tempo deu contornos trágicos ao Botafogo, que seguiu sem ter boa atuação. Logo aos 4, Idrissi partiu com a bola na ponta-esquerda, passou por dois jogadores próximos à linha lateral, tabelou com Bryan González, recebeu de volta na entrada da área e deixou a dupla de zagueiros do Botafogo no chão com cortes desconcertantes antes de balançar as redes no canto direito de John: 1 a 0.
E 16 minutos depois do golaço de Idrissi, Nelson Deossa ampliou a vitória do Pachuca. O jogador, que entrou no segundo tempo, recebeu na esquerda, levou para o meio e chutou cruzado. John até tentou fazer a defesa em uma bola defensável, mas falhou, e o time mexicano fez mais um: 2 a 0. E para concluir o vexame alvinegro, Rondon teve duas chances. Aos 23, ele chutou para fora. Já no minuto 35, o venezuelano aproveitou contra-ataque e passe de Idrissi para definir a vitória com mais uma finalização cruzada: 3 a 0.