Rico em belezas naturais, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado em plena área urbana da capital, tornou-se uma das opções de lazer preferida dos boa-vistenses, recebendo em média 800 pessoas por mês. Em uma área preservada de 12 hectares, os visitantes percorrem trilhas ecológicas e conhecem de perto a fauna e a flora da Amazônia.
O mantenedouro com 60 animais silvestres (aves e mamíferos) chama atenção logo na entrada do parque. Araras, papagaios, tucano, macaco, cutia e capivara são oriundos de apreensão, tráfico e entrega voluntária daqueles que não têm condições de retornar ao seu habitat natural ou estão em recuperação.
Além dos animais silvestres, os visitantes aproveitam as trilhas ecológicas para se conectar ainda mais com a natureza. Uns costumam fazer caminhada, enquanto outros preferem pedalar.
O local é rodeado de árvores com mais de 23 espécies da Amazônia, entre elas caimbé, árvore simbolo do lavrado, murici, jatobá, camu-camu, samaúma, as quais garantem a sombra durante a prática de exercícios físicos.
É importante que os visitantes contribuam para que o ambiente permaneça limpo, descartando os resíduos nas lixeiras espalhadas pelo bosque.
“O visitante pode circular de bicicleta, patinete ou patins, porém não é permitida a entrada de bebida alcoólica, animais domésticos nem fumar no local. Os visitantes também não podem alimentar os animais”, informou o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Bosque, Leandro Toledo.
O Bosque dos Papagaios