O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), em uma operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal. A detenção ocorreu por volta das 6h, na residência de Bolsonaro, no bairro Jardim Botânico, em São Paulo. Após o cumprimento do mandado, ele foi levado para Brasília e permanece na Superintendência da PF, instalado em uma sala especial destinada a autoridades.
A PF informou que a prisão tem caráter cautelar e foi determinada para garantir a ordem pública, diante do risco de mobilizações e tensões políticas que poderiam interferir nas investigações em andamento. A medida não representa o início da execução da pena de 27 anos e 3 meses imposta pelo STF em setembro, relacionada à tentativa de impedir a posse do presidente eleito em 2023. Até então, Bolsonaro cumpria prisão domiciliar.
A defesa do ex-presidente classificou a decisão como excessiva e argumenta que não há motivos para a prisão preventiva, insistindo na manutenção do regime domiciliar com base em questões de saúde, segurança e no histórico de colaboração ao processo. Os advogados afirmam que vão recorrer imediatamente ao Supremo.
A prisão reacende o clima de tensão política no país e coloca novamente Bolsonaro no centro do noticiário nacional. O STF deve decidir nos próximos dias sobre a continuidade da medida e sobre os recursos pendentes relacionados à condenação que, se mantida, pode levá-lo ao regime fechado








