Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Boa Vista, a Audiência Pública “Fomento do Turismo em Boa Vista”. Uma inciativa que mobilizou diversos integrantes do trade turístico em Roraima e que, durante quase três horas, ouviu ativamente, com participação massiva e contribuições concretas, segmentos ligados diretamente ao turismo em toda a região.
Proposto pela vereadora Carol Dantas (PSD), o debate teve a contribuição de representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Estadual de Roraima (UERR); Secretaria Estadual de Cultura (Secult); Departamento Estadual de Turismo (Detur); Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura do Município (Fetec); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Guias de Turismo de Roraima (Aguiturr); Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav); SENAC; SESC; Sebrae; além de representantes de empresas privadas e demais profissionais ligados ao setor. O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) também integrou a mesa e colaborou para um debate rico em informações e propostas.
Para a vereadora Carol Dantas, o turismo compreende uma cadeia econômica promissora, que vai além do aeroporto e do hotel. Passa pelo restaurante, Centro da cidade, shoppings, comércio nos bairros, pelo taxista e por todo aquele empreendedor que esteja na linha de frente do atendimento ao público.
“O maior dos gargalos, que precisa ser o ponto de partida para a gente conseguir trazer o turista para cá, são os preços das passagens. Estão caríssimas, impagáveis! Os relatos são de bilhetes para Boa Vista custando mais do que trechos internacionais, em uma cidade onde não existe voo vazio, em tempo algum. Por isso também discutimos os incentivos fiscais adotados pelo governo estadual. Nos decepciona muito a falta de comprometimento das companhias aéreas com o diálogo, já que sequer enviaram representantes para esta audiência”, cobrou a parlamentar.
“Apesar disso, temos aqui um debate rico por quem vive do turismo seja direta ou indiretamente, e poderá nos ajudar a encontrar as soluções para esses problemas levantados”, continuou Carol.
Indicadores relevantes
Dados do Departamento Estadual de Turismo, divulgados no início deste ano, mostram que em 2024, Roraima bateu recorde e recebeu mais de 16 mil turistas internacionais, um aumento de 97% em comparação com o ano anterior. Guiana, Venezuela e Colômbia foram os principais mercados emissores, representando cerca de 79% das entradas.
Este crescimento é parte de uma tendência geral de recuperação do turismo internacional no Brasil após a pandemia, com o estado de Roraima apresentando um desempenho sólido e boas expectativas para 2025, embora as fontes apresentem dados ligeiramente divergentes sobre o número exato de entradas.
Além disso:
- O número de prestadores de serviço do turismo cadastrados em boa vista cresceu de 180 em 2019 para 453 em 2024, segundo dados do Cadastur, do ministério do turismo.
- Projeções do Departamento de Turismo do Estado mostram que temos como crescer, de imediato, 25%, mas para isso, precisamos facilitar o acesso ao nosso aeroporto. Precisamos tornar esses valores acessíveis ao grande público.
- Atualmente, cada turista gasta um ticked médio de R$ 1,3 mil por dia de visitação ao estado de Roraima.
Para a vereadora, esse caminho gera riqueza através de empregos e negócios locais, preservando a cultura, o patrimônio, ao valorizar tradições e monumentos. Turismo desenvolve a infraestrutura e os serviços da cidade, como saneamento e estradas. Ele também promove a troca cultural e o bem-estar da comunidade, criando laços de entendimento entre as pessoas, fortalecendo a autonomia local.
“O empreendedorismo mudou a minha vida, e eu carrego o exemplo da força do trabalho comigo por onde eu vou. Acho que o turismo é um caminho que merece atenção e respeito do poder público”, concluiu Carol Dantas.

Declarações dos Debatedores
“Se queremos que Boa Vista e Roraima sejam vistas pelo mundo, precisamos abrir as nossas asas para que o mundo chegue até nós”, disse Timóteo Bessa, dono de agência de turismo e um dos debatedores. “Temos um estado com um potencial enorme pro turismo, mas temos que sair do isolamento. Precisamos de mais voos e voos mais econômicos”, destacou.
“A gente vê o potencial grande que é o turismo em Boa Vista. São grandes atrativos púbicos e privados, que devem ser incentivados. Precisamos atrair ainda mais pessoas de outros estados e outros países. Eles vêm, mas sabemos que temos condições de duplicar ou triplicar esse fluxo”, disse João Miguel Kimak Júnior, empresário do parque aquático Aquamak.
“Nossa infraestrutura turística é boa, mas falta divulgação dos nossos atrativos”, disse Luís Afonso Garcia, presidente da Associação dos Guias de Turismo (Aguiturr).
“A gente sabe o quanto é difícil para chegar aqui. Mas sempre com voos lotados. Então não entendemos o porquê de passagens tão caras. O aéreo hoje é nosso maior desafio”, cobrou Lena Matos, Presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).
“Estado e municípios precisam se unir por ações efetivas. De mãos dadas, poderemos explorar todo o potencial turístico de Roraima”, Alex Ferreira, Secretário de Cultura do Estado.
“Roraima já deixou de ser só potencial, somos uma realidade do turismo. Temos lugares que não devem em nada a outros destinos do Brasil”, concluiu o deputado Zé Haroldo.
Outras contribuições
“Temos muito o que oferecer, mas sinto que somos excluídos. É uma covardia. Nunca peguei um voo para fora do estado que tivesse cadeira vazia para justificar esses preços. É um absurdo! Eu sugiro que essas companhias criem uma ponte área para Manaus e de lá façam a logística com o restante do Brasil”, sugeriu o vereador Adjalma Gonçalves (Podemos).
“O turismo abre portas. Quantos empresários saem dos seus estados e vem conhecer Roraima, acabam ficando e investindo aqui na agricultura. Com isso, nós só temos a ganhar”, comentou o Vereador Manoel Neves (Republicanos).
“O fortalecimento do turismo só dá certo quando a classe política se junta. E para isso precisamos fortalecer a nossa superintendência de turismo municipal, a gente precisa cobrar mais ações do município, da ANAC, dos Procons, MPF, e quaisquer órgãos que fiscalizem as empresas de passagens aéreas”, destacou o vereador Thiago Saraiva (PSD).
“Esse fim de semana compareci a uma corrida no Tepequém. Uma simples corrida em uma pequena cidade, vocês não imaginam o quanto de renda circulou ali. Essa questão das passagens, se o deputado Zé Haroldo também puder nos ajudar em Brasília, isso será um bem para toda a sociedade roraimense”, disse o vereador Professor Dr. Thiago Reis (PSD).
“Eu já conversei com o prefeito para que a Corrida 9 de Julho possa mudar para o turno da manhã. Às vezes os corredores só vêm para corrida, só têm um dia em Boa Vista, e não tem tempo para aproveitar a cidade, o voo somente à noite. Talvez isso até incentive a ter mais uma diária, mais um restaurante, conhecer outros destinos”, colaborou Bruno Perez (MDB).
Elaboração de documento
Diante do que foi discutido, um documento conjunto com sugestões será confeccionado. O relatório poderá nortear ações que ofereçam alternativas de solução para os problemas abordados. Além das entidades e companhias aéreas envolvidas nas discussões, governo do Estado, prefeitura de Boa Vista, Vinci Airports, Ministério do Turismo, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e Ministério de Portos e Aeroportos também receberão uma cópia.