
Como é descobrir a homossexualidade de um filho ou uma filha? Como lidar com uma nova realidade? Como abraçar a causa desses filhos e superar os estigmas do preconceito e da falta de informação. Todas essas questões eram latentes para a professora Viviane Morales, coordenadora do coletivo Mães pela Diversidade, em Roraima. As descobertas foram compartilhadas e chegaram até a atriz Rosane Gofman, que realizará uma live com Viviane nesta segunda-feira (17) para falar sobre o tema.

Ativista da causa LGBTQI+, a atriz, com 43 anos de carreira e 24 novelas pela Rede Globo, se dedicou nos últimos anos a encenar a peça “Eu sempre soube”, que conta a história da jornalista Majô Gonçalo e suas vivências ao descobrir a homossexualidade do filho, o medo da violência nas ruas, o preconceito na escola, bairro, rua, prédio e, principalmente, dentro de casa. O texto da peça foi o vencedor do Prêmio Funarte, em 2018.
Da peça, surgiu a ideia de compartilhar histórias reais de pais e mães e de seus filhos que que descobriram a homossexualidade. As questões e os medos também eram vividos por Viviane em Boa Vista, que vê na conversa uma oportunidade para abrir o diálogo e ampliar o debate sobre a causa em Roraima e em todo o país.
“A gente está muito feliz, é uma oportunidade de divulgação grande para o nosso trabalho”, avalia a professora. O filho de Viviane, Caio, assumiu a homossexualidade na adolescência e estará com a mãe na live.

A professora é uma das fundadoras do Mães pela Diversidade em Roraima, coletivo que já está presente em 24 estados e no Distrito Federal. O grupo reúne mães de todo Brasil que atuam no combate ao preconceito e ajuda a esclarecer as questões que surgem para pais e mães. A organização promove encontros, capacitações e apoio psicológico aos participantes.
“Eu conheci a Rosane pessoalmente na parada LGBT de São Paulo, no ano passado. Já sabia quem era ela pelo trabalho na televisão, mas foi muito bom saber que ela é super ativa na causa e pode nos ajudar desta forma, compartilhando todas as nossas vivências”, entende Viviane.
SERVIÇO
Onde: no Instagram @rosanegofman
Quando: 17/08 (segunda-feira)
Horário: 19h30