O faixa-azul Fernando Halyson Leal, de 16 anos, venceu todas as suas lutas e conquistou duas medalhas de ouro no Norte Internacional de Jiu-jitsu, realizado no último fim de semana, sábado (30) e domingo (31), no ginásio Poliesportivo Senador Hélio Campos, em Boa Vista. O evento, promovido pela Federação de Jiu-jitsu de Roraima (Fejjrr), reuniu mais de 1,2 mil competidores.
Fernando participou de duas disputas na categoria adulto: uma com kimono e outra sem kimono. Foram oito combates no total, todos vencidos por finalização, sem sofrer desvantagens. Ele representou a Atos Jiu-jitsu, dos Estados Unidos, e a escola Team Leal e República, de Roraima.
A participação faz parte do calendário pessoal do atleta, que está no Brasil após se mudar para os EUA. “Uma sensação muito boa, vendo nosso trabalho sendo feito, nossos treinos estão sendo muito bons. Muita gente pergunta para mim, o motivo de não procurar somar pontos e sempre procurar a finalização, para evitar desgaste, são várias competições”, disse Fernando.
O lutador é treinado pelos professores André Galvão e Angélica Galvão, nos Estados Unidos, e pela Team Leal no Brasil. Apesar de ser juvenil, compete contra adultos como preparação para torneios nacionais e internacionais.
Próximas lutas
Os próximos compromissos de Fernando incluem uma luta casada contra um atleta faixa-roxa, no dia 21 de setembro, durante o Roraima Silva Combat, e participação no Manaus Open, nos dias 27 e 28 do mesmo mês. Depois, segue para Brasília para treinar visando o World Pro, em Abu Dhabi, e o Mundial Nogi, em Las Vegas.