Foto: Reprodução/SupCom ALERR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) entregou nesta quinta-feira (2) a inédita Comenda Honorífica Deputados Constituintes, em reconhecimento aos 24 parlamentares que, entre 1991 e 1994, foram responsáveis pela elaboração e aprovação da Constituição Estadual. Servidores que atuaram nesse período também foram homenageados.

A sessão solene, presidida pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ocorreu no plenário Noêmia Bastos Amazonas — nome de uma das cinco deputadas da primeira legislatura. Além da entrega das medalhas, foi inaugurada a Galeria dos Deputados Constituintes, instalada no hall da Casa, com fotos restauradas e informações sobre cada ex-parlamentar. O espaço conta ainda com recursos de acessibilidade em Libras e o uso de inteligência artificial para reproduzir discursos da época com as vozes dos deputados.

“Esse gesto é de respeito e gratidão a quem lançou as bases do nosso ordenamento jurídico. Agora, a história desses homens e mulheres está preservada e acessível para toda a sociedade”, disse Sampaio, ao anunciar também o lançamento de um livro sobre símbolos municipais e a futura abertura do Memorial da Assembleia Legislativa.

Reconhecimento

Entre os homenageados presentes, o ex-deputado Flávio Chaves, primeiro presidente do Legislativo roraimense, destacou o papel coletivo da Casa. “É a história de Roraima. Nós e os servidores da época demos vida a esse Parlamento e construímos a base do Estado”, afirmou.

Já o ex-deputado Edio Lopes classificou a comenda como “um gesto de extraordinária importância”. Ele lembrou que a Constituição Estadual foi elaborada em um período sem acesso a internet ou ferramentas modernas, mas com dedicação dos constituintes e taquígrafas.

A ex-deputada Vera Regina ressaltou a emoção de voltar à Casa: “Não tem explicação. Fazemos parte da história, e retornar agora, com essa homenagem, nos leva ao passado e nos faz perceber como o tempo voou”.

Atual legislatura

Deputados atuais também exaltaram o legado dos constituintes. Catarina Guerra (União) afirmou que a homenagem eterniza a memória da primeira legislatura: “Como deputada, me sinto inspirada pela essência da política que vejo em cada constituinte”. Gabriel Picanço (Republicanos) e Aurelina Medeiros (Progressistas) também destacaram que o trabalho pioneiro deu base para o desenvolvimento do Estado e ensinou sobre o papel da política como serviço público.

Os homenageados

Entre os 24 constituintes reconhecidos estão nomes como Airton Cascavel, Almir Sá, Chico Guerra, Berinho Bantim, Iradilson Sampaio, Edio Lopes, Flávio Chaves, Vera Regina e Noêmia Amazonas (in memoriam). A lista completa inclui homens e mulheres que marcaram a história política de Roraima e ajudaram a consolidar a jovem democracia estadual.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here