O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), está em Brasília participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal. O evento tem como principal objetivo aproximar ministérios e órgãos governamentais dos gestores municipais, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos essenciais para a administração pública.
Para Arthur Henrique, a iniciativa é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os programas federais e, principalmente, trocar experiências com outros prefeitos.
“Este encontro é uma grande oportunidade para aprofundarmos o conhecimento sobre os programas que o Governo Federal está apresentando, muitos dos quais já conhecemos. No entanto, mais do que isso, o mais valioso desses momentos é a troca de experiências com os demais prefeitos”, afirmou.
O gestor destacou ainda que o contato direto com outros prefeitos permite um olhar mais amplo sobre os desafios enfrentados em diferentes regiões do país. “O contato direto nos permite conhecer a realidade de outras cidades, compartilhar desafios e, principalmente, absorver soluções inovadoras e práticas bem-sucedidas que podem ser adaptadas à nossa realidade em Boa Vista”, disse.
Boa Vista tem um cenário particular, marcado pelo crescimento populacional acelerado nos últimos anos e pelo impacto direto do fluxo migratório da Venezuela nos serviços públicos. Segundo Arthur Henrique, esses fatores tornam ainda mais importante a busca por estratégias que garantam uma gestão eficiente.
“A capital roraimense tem um cenário muito específico. Fomos uma das cidades que mais cresceram nos últimos anos, com um aumento populacional expressivo, além de enfrentarmos os desafios gerados pelo fluxo migratório da Venezuela, que impacta diretamente os serviços públicos. Por isso, estamos sempre atentos a estratégias que possam contribuir para tornar a gestão ainda mais eficiente”, destacou.
O prefeito reforçou que encontros como esse fortalecem a gestão pública ao possibilitar a aplicação de iniciativas bem-sucedidas de outras regiões do Brasil, respeitando as particularidades locais.
“Esses encontros fortalecem o trabalho em rede, garantindo que possamos aplicar em Boa Vista iniciativas que deram certo em outras regiões do Brasil, sempre respeitando as particularidades e necessidades da nossa população”, concluiu.