Foto: ascom/ SEED

O Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2025 revelou que Roraima enfrenta um dos piores indicadores de aprendizagem no ensino médio. Apenas 3,3% dos estudantes que concluem o 3º ano demonstram aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática. O levantamento mostra que, em 2024, o estado possuía 27.890 matrículas nessa etapa e que 90,3% dos alunos estavam em escolas da rede estadual.

A taxa de conclusão também preocupa. De cada 100 jovens, apenas 69 finalizam o ensino médio aos 19 anos. O dado contrasta com as etapas anteriores da educação básica. Nos anos iniciais do ensino fundamental, 28,2% alcançam aprendizado adequado em português e matemática. Nos anos finais, o índice cai para 8,1%. Ao chegar no ensino médio, o resultado despenca para 3,3%, revelando um processo contínuo de queda no desempenho escolar.

Redução do número de escolas

Além da baixa aprendizagem, o anuário aponta para a diminuição da rede escolar em Roraima. Em 2019, havia 1.098 escolas públicas de educação básica. Em 2024, o total foi reduzido para 904, quase 200 a menos em cinco anos.

A maior parte dos alunos está concentrada nas escolas da rede estadual, que respondem por 43,6% das matrículas de toda a educação básica e quase a totalidade do ensino médio. A rede municipal concentra 47,2% dos alunos, enquanto a rede privada representa 8% e a federal 1,3%.

Professores e gestores

O estado contava em 2024 com 8.472 professores na educação básica. A maioria é composta por mulheres, que representam 67,8% do total. A distribuição dos docentes mostra que 45,4% atuam na rede estadual, 43,7% na municipal, 8,3% na privada e 2,6% na federal.

No mesmo período, foram registrados 931 gestores escolares, dos quais 63,5% são do sexo feminino. Mais da metade, 52,2%, atua em escolas municipais. Outros 41,6% estão na rede estadual, 5,5% na privada e 0,8% na federal.

Infraestrutura e equipamentos

O levantamento também avaliou a infraestrutura das escolas. Entre as unidades de educação básica, 73,8% possuem banheiro, 70,4% têm acesso à água potável, 70,9% contam com salas climatizadas e 78,7% estão ligadas à rede pública de energia. Apenas 20,5% dispõem de rede pública de esgoto.

Em relação a espaços de aprendizagem, 23,4% das escolas de educação infantil possuem parque infantil e 19,1% das escolas dos anos iniciais do fundamental têm sala de leitura ou biblioteca. Nos anos finais, 27,8% contam com laboratório de informática, 14,3% com laboratório de ciências e 43,7% com quadra esportiva. No ensino médio, 35% têm laboratório de informática, 25% laboratório de ciências e 48,9% quadra de esportes.

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