A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a importação de energia da Venezuela para Roraima, segundo informou o Valor Econômico. A Bolt Energy será responsável pelo fornecimento para Boa Vista e demais localidades do estado que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
A decisão foi tomada nesta terça-feira (18), após a diretoria da Aneel avaliar o processo relatado por Ludimila Lima da Silva, incluído na pauta da quinta reunião pública de 2025. A energia chegará ao Brasil por meio da linha de transmissão de 230 kV entre Boa Vista e Santa Elena de Uairén, que estava sem uso desde 2019 e apresenta defasagens estruturais.
A importação de até 15 MW teve início na sexta-feira (14), mas, no dia seguinte, uma falha na transmissão causou um apagão no estado. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia alertado que o teste de interligação entre os dois países, realizado de 13 a 17 de janeiro, teve resultado inconclusivo e precisaria ser repetido. Procurado novamente, o ONS não respondeu.
O custo estimado da operação é de R$ 41,2 milhões, de acordo com projeções do ONS. A Aneel ainda definirá os encargos relacionados à conexão e ao uso das redes de transmissão necessárias para viabilizar o fornecimento.
Roraima é o único estado brasileiro cujo abastecimento elétrico ocorre de forma isolada do SIN. Atualmente, a capital Boa Vista depende de geração térmica local para suprir suas demandas energéticas.