A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) recebeu nesta quarta-feira (3) os materiais didáticos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae-RR. A iniciativa vai atender 780 alunos do ensino fundamental, distribuídos entre turmas do 6º e 7º ano, em quatro escolas da rede municipal.
O programa tem como objetivo incentivar o autoconhecimento, a inovação e o espírito de coletividade entre os estudantes, por meio de atividades lúdicas e práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos abordam temas como sustentabilidade e robótica.
Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, a iniciativa representa um investimento no futuro dos jovens.
“As crianças terão oportunidade de aprender a ser mais autônomas, inovadoras e encararem o mercado de trabalho com segurança. Acredito que, através dessa parceria, evoluiremos nesse sentido”, destacou.
Escolas contempladas
-
Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade: 240 alunos do 6º ano
-
Escola Municipal Newton Tavares: 150 alunos do 6º ano
-
Escola Municipal Hilda Franco de Souza: 150 alunos do 6º ano
-
Escola Municipal Professora Nara Ney de Araújo Santana: 150 alunos do 6º ano e 90 do 7º ano
As aulas serão inseridas no componente curricular “Matemática Financeira e Empreendedora”, com 50 minutos semanais dedicados ao desenvolvimento dos conteúdos do JEPP.
O professor de matemática Edinaldo Guimarães destacou a importância do material.
“É um programa que ensina conceitos teóricos e desenvolve competências fundamentais como criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico, que são muito importantes na vida de um estudante”, avaliou.
Estrutura do programa
-
200 livros para turmas do 6º ano, com o tema Soluções Sustentáveis
-
90 livros para turmas do 7º ano, com o tema Robótica Empreendedora
-
Curso de formação online de 20 horas para os professores, ministrado na plataforma de Educação a Distância do Sebrae-RR
A SMEC será responsável pela seleção dos docentes, organização das aulas e suporte técnico. Em outubro, também será realizada a Feira de Soluções Sustentáveis, voltada à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos do 7º ano.