Foto: SupCom/ALE-RR

Em votação realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta terça-feira (27), os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 142/2024, que declara a criação de abelhas nativas sem ferrão, a meliponicultura, como atividade de relevante interesse social, econômico e ambiental no Estado.

A matéria é uma proposta do deputado Armando Neto (PL), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Conforme justificou o parlamentar, o objetivo do projeto é reconhecer e contribuir com o setor, que precisa ser pensado como política de estado, visando ao desenvolvimento social, econômico e sustentável.

“A meliponicultura é uma atividade segura, de fácil manutenção e de baixo custo inicial em relação às demais atividades agropecuárias. Quanto ao fator econômico, é atividade agregadora e compatível com outras fontes de renda das pequenas, médias e até grandes propriedades rurais e urbanas. E na questão ambiental, pelo fato de as abelhas atuarem como polinizadoras naturais de espécies nativas e cultivadas, preservando-as e, consequentemente, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e manutenção da biodiversidade”, diz trecho do documento.

Durante a sessão, Armando Neto reafirmou a importância do projeto, que após ser aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para avaliação. “A criação dessas abelhas gera a produção de um mel de muita qualidade nutricional, por isso é importante reconhecer essa atividade realizada na Amazônia”, acrescentou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here