Foto: Supcom/ALE-RR

Preço justo, lucro real e mais visibilidade nos eventos. Esses foram os temas centrais da oficina “Negócio em Movimento: Precifique e Lucre nos Eventos”, promovida pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), aplicada na noite desta terça-feira (15), no plenário Valério Caldas de Magalhães.

Voltada a ambulantes ligados ao Instituto Filantrópico de Apoio aos Ambulantes de Roraima (IFAA) e empreendedores da Feira Criativa, a ação teve como objetivo oferecer capacitação prática e acessível para quem atua diretamente nos eventos públicos, festas e feiras do estado.

Durante a oficina, os participantes aprenderam sobre identidade empreendedora, controle de caixa, diferenciação entre custos fixos e variáveis, margem de lucro e precificação. Também receberam orientações sobre técnicas de venda, atendimento ao cliente e estratégias de visibilidade nos pontos de venda.

Uma das palestrantes, a contadora Ana Raquel Medeiros debateu com os participantes sobre a necessidade de entender corretamente os custos do produto para evitar prejuízos.

“Muitos empreendedores aplicam apenas uma margem sobre o custo. Na verdade, eles deveriam calcular a margem sobre o preço de venda, pois, ao esquecer de incluir despesas fixas e outros custos, acabam diminuindo o próprio lucro”, alertou a palestrante.

Atento às palestras, o presidente do IFAA, Reginaldo Oliveira, falou como a iniciativa atende a uma demanda antiga dos ambulantes por capacitações. “É muito importante que os empreendedores tenham acesso a esse tipo de qualificação. Conseguimos essa parceria por meio da deputada Catarina Guerra [presidente do Inovem], que já sinalizou a realização de outras capacitações. E essa é só a primeira de muitas ações”, comemorou Oliveira.

Desafios do empreendedorismo

Além dos conteúdos técnicos, a oficina trouxe uma abordagem motivacional conduzida pela administradora Jussara Bednarczuk, principalmente no que se refere aos desafios de empreender, ao incentivar os participantes a buscarem inovação e resiliência.

“Com certeza a nossa palestra vai ajudá-los a organizar melhor as finanças, entender a precificação e como obter mais lucro. É preciso resiliência para enfrentar os desafios, inovar e se adaptar ao mercado”, pontuou a profissional.

A empreendedora Romelia Mangabeira está há mais de 20 anos no ramo de bijuterias e artesanato. Apesar da experiência, ela destacou a relevância de ações como essa para o fortalecimento dos pequenos negócios.

“Agradeço pela oportunidade de mais um curso, que traz muito conhecimento e nos ajuda a crescer. O empreendedor precisa buscar capacitação constantemente e essa chance oferecida aos ambulantes é muito valiosa. Espero que venham outros cursos, inclusive sobre atendimento, porque não basta vender, é preciso criar vínculo com o cliente e fidelizá-lo”, considerou Romélia.

Para o diretor do Inovem, Breno Carvalho, a proposta do programa do legislativo é apoiar de forma efetiva os empreendedores locais. “Fizemos cadastros, demos orientações e recebemos todos aqui. Foi uma noite de muito aprendizado. Esperamos que todos saiam com uma visão mais ampla do empreendedorismo, pois nosso papel é fortalecer o empreendedor roraimense”, frisou.

Parceria para o desenvolvimento

Além da capacitação, os participantes também conheceram as opções de crédito disponíveis para microempreendedores, em parceria com a Desenvolve Roraima. Segundo o diretor de crédito da instituição, Mgleide Carneiro, a ação mostra como a união entre as entidades pode gerar impacto real na vida dos empreendedores.

“Eventos como este são essenciais para fortalecer os microempreendedores. A Desenvolve Roraima, em parceria com o Innoven, está mostrando que é possível acessar crédito orientado, na medida certa. Tenho certeza de que muitos saíram daqui com mais clareza sobre seus negócios e com a confiança de que podem crescer com a nossa ajuda”, afirmou Carneiro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here