A Assembleia Legislativa de Roraima promoveu nesta quinta-feira (7), uma sessão especial em homenagem ao Atlético Roraima Clube, marcando os 30 anos da conquista histórica do 1º Campeonato Roraimense de Futebol Profissional, disputado em 1995.
A cerimônia foi conduzida pelo deputado Coronel Chagas (PRTB), responsável pela autoria dos Decretos legislativos nº 6 e nº 7, de 2025, os quais concedem a Comenda Orgulho de Roraima ao Atlético Roraima Clube, seus atletas e aos profissionais da imprensa que colaboraram na cobertura do campeonato, em reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos na conquista histórica.
O Atlético Roraima, fundado em 1º de outubro de 1944, tem sido um dos clubes mais importantes do Estado, e sua trajetória se entrelaça à história do futebol roraimense. A edição de 1995 do Campeonato Roraimense foi a 40ª, mas a primeira de caráter profissional, o que representou um marco na evolução do esporte local. Até 2024, possuía 17 títulos do campeonato estadual, com oito a partir da fase profissional e participou de todas as edições do Campeonato Roraimense.
O deputado Coronel Chagas destacou a importância dessa vitória para o futebol de Roraima e para o clube, que nasceu do sonho de famílias tradicionais do estado. “A profissionalização do torneio foi um divisor de águas para o futebol no Estado, e o Atlético Roraima desempenhou um papel crucial nesse processo”, ressaltou.
A sessão também contou com a presença de figuras importantes para o clube e para o esporte em Roraima. O presidente do Atlético Roraima Clube, Denner dos Santos, expressou seu orgulho pela homenagem, lembrando também o legado deixado por seu pai, Carlos Alberto Torres dos Santos, que também foi presidente do clube.
“É uma grande honra para eu estar aqui hoje e reverenciar a história de todos esses jogadores que marcaram o futebol roraimense. Meu pai sempre teve um compromisso com o esporte e hoje vejo o reconhecimento que ele e toda a equipe merecem”, afirmou Santos.
Outro homenageado, ex-lateral e atual presidente do São Raimundo, Sérgio Caranguejo, agradeceu este reconhecimento da trajetória do time. “Receber essa homenagem, em vida, é uma alegria imensa. É muito gratificante ver nosso esforço dentro de campo sendo lembrado depois de tantos anos e é uma honra estar ao lado de tantos nomes que ajudaram a construir a história do futebol roraimense.”
O jornalista Waldennir Benttes relembrou, com emoção, a importância do Atlético Roraima Clube e o impacto de suas conquistas para o futebol do estado. “Reviver esses 30 anos é uma sensação única. O Atlético Roraima é o único time a ter participado de todas as edições do campeonato, e essa trajetória é recheada de histórias que precisam ser lembradas”, disse Bentes, que acompanhou o crescimento do Clube desde o início.
A sessão ainda prestou uma homenagem a Flamarion Vasconcelos (in memorian), ex-jornalista esportivo e político de destaque em Roraima, representado pela filha, a publicitária Nattacha Vasconcelos. A comenda foi entregue em reconhecimento ao legado do pai que faleceu há 25 anos.
“É emocionante ver que o trabalho do meu pai continua sendo lembrado e reconhecido. Ele foi um grande defensor do esporte, e saber que hoje sua memória é honrada de forma tão significativa me enche de orgulho”, disse visivelmente emocionada.