A Roraima Agroind 2025 encerrou neste sábado (26) sua programação em São João da Baliza, no Sul de Roraima, com a liberação de R$ 100 mil em crédito distribuídos entre 14 produtores rurais. Realizada nos dias 25 e 26 de abril, a feira reuniu cerca de 40 estandes de expositores, patrocinadores e agroindústrias locais, consolidando-se como um dos principais eventos de negócios da região.
O analista de finanças do Sebrae, Eckner Oliveira, destacou o impacto financeiro direto gerado pela feira. “Aproximamos os produtores rurais das instituições financeiras, realizamos painéis de crédito muito produtivos e tivemos a liberação de R$ 100 mil distribuídos entre 14 produtores, o que gera um impacto direto na economia local”, afirmou.
Entre os patrocinadores que participaram da feira estavam empresas como Agrolucas, Mamoré Máquinas Agrícolas Case IH, JP Drone Norte, Irrimaq e Jumasa Agrícola. Empresas locais e de fora do estado também comercializaram seus espaços, ofertando soluções em tecnologia agrícola, móveis sustentáveis, energias renováveis, construção civil, suprimentos, entre outros setores.
O evento também reuniu agroindústrias locais como Alpha Brilho, Iobel (iogurtes artesanais), Sítio Baluarte, Queijaria 2L, Polpa de Frutas Sítio Canarinho, Associação Asaextra, Bananas Chips Roraima, Engenho Elói (cachaça artesanal) e Cogu Amazon (produtora de cogumelos). No espaço institucional, estiveram presentes órgãos como a FEMARH, IATER, SEADI, Desenvolve Roraima, Banco da Amazônia, Sicoob Amazônia, ADERR e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Para a gerente da Unidade de Competitividade Agroambiental do Sebrae (UAGRO), Itamira Soares, a feira superou as expectativas tanto em público quanto em geração de negócios. “A Agroind foi muito boa, todos os parceiros tiveram oportunidade de conversar com seu público e fechar negócios. Foi um evento avaliado de forma extremamente positiva”, destacou.
Segundo Bonfim Flávio, analista da Unidade de Atendimento da Região Central Norte (UACN), o evento também superou as expectativas dos expositores. “Tivemos vendas praticamente 100% em vários estandes. Empresas como Irrimaq já planejam abrir lojas em São João da Baliza, e a Lirauto, por exemplo, saiu com 10 consórcios vendidos”, relatou.
O analista Luiz Henrique, da Unidade de Atendimento da Região Sul (UARS), também avaliou positivamente a atuação das agroindústrias locais. “Muitos deles venderam todo o estoque e fizeram novos contatos para futuros negócios. Cumprimos o objetivo de fortalecer o setor agroindustrial e promover networking de qualidade”, pontuou.
A programação foi encerrada com a Corrida Sebrae 2025. De acordo com Wharlison Aguiar, gerente da Unidade de Projetos Especiais (UGPE), a atividade teve como objetivo integrar os participantes. “Foi uma celebração da saúde e da união das equipes que, além de fazer negócios, também precisam cuidar da qualidade de vida. A corrida é um símbolo dessa correria saudável que representa o empreendedorismo”, explicou.
O Sebrae reforçou que a Agroind 2025 integra a estratégia de apoio ao fortalecimento dos pequenos negócios em Roraima, com ações voltadas para capacitação, estímulo à inovação, acesso ao crédito e geração de oportunidades.