Nesta quarta-feira, 25, o Projeto Crescer, no bairro Dr. Silvio Botelho, realiza uma ação voltada à saúde da mulher com atendimentos médicos, vacinação, testes rápidos e orientação preventiva. A programação segue até o final da tarde e atende integrantes do projeto, mães e servidoras.
A iniciativa integra duas campanhas de conscientização. O Março Lilás tem foco na prevenção do câncer do colo do útero. Já o Março Amarelo aborda a endometriose. As atividades incluem orientação sobre exames preventivos e atualização da caderneta de vacinação.
De acordo com a gerente do projeto, Roseneide Rodrigues, a ação foi pensada para ampliar o acesso aos serviços de saúde dentro do próprio espaço do Crescer.
“Nesta parceria com a UBS Lupércio Lima, contamos com atendimentos profissionais. Pensamos nisso para atender tanto as integrantes, quanto as mães deles. É uma ação totalmente voltada e focada na saúde da mulher e seguirá até o final da tarde”.
Os atendimentos são realizados por profissionais da Unidade Básica de Saúde Lupércio Lima Ferreira. Segundo o enfermeiro Felipe Souza, além das consultas, há orientação sobre prevenção e análise da situação vacinal das participantes.
“Trouxemos informações sobre endometriose e a prevenção do câncer de colo do útero, falando sobre a importância do exame preventivo para mulheres acima de 25 anos e para as jovens daqui. Também fizemos a avaliação do cartão vacinal para ver se a vacina do HPV está em dia”.
O Projeto Crescer é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e atende atualmente 284 jovens entre 15 e 21 anos. Os participantes recebem bolsa mensal, vale transporte e têm acesso a atividades de formação profissional.










