"A queda do Céu", documentário que também foi exibido em Cannes. Frame: reprodução

Durante a COP 30, Belém sediará no dia 13 de novembro, às 19h, uma sessão especial do documentário “A Queda do Céu”, no Instituto Ciência de Arte, prédio histórico localizado na Praça da República. O evento contará com a presença do líder indígena Davi Kopenawa Yanomami e do diretor Eryk Rocha, que participarão de um debate com o público após a exibição. A pré-estreia na capital paraense é organizada pelo Observatório do Clima.

Vencedor de 25 prêmios nacionais e internacionais, o filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, dentro da Quinzena dos Realizadores. O documentário acompanha Davi Kopenawa e a comunidade de Watorikɨ durante o ritual Reahu, retratando a cosmovisão Yanomami e as ameaças à floresta amazônica. A obra é inspirada no livro homônimo escrito por Kopenawa em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert.

Para Eryk Rocha, o lançamento nacional em um mês simbólico para o debate climático amplia o alcance da mensagem do filme.

“É emocionante ver o filme chegar aos cinemas brasileiros depois da belíssima trajetória internacional. A imagem da ‘Queda do Céu’, trazida pelos Yanomami e por Davi Kopenawa, sintetiza as questões mais urgentes do nosso tempo. O Brasil não se sustenta sem a escuta profunda dos povos indígenas, e o filme é um convite para essa escuta”, afirmou o diretor.

A codiretora Gabriela Carneiro da Cunha destaca a importância de levar o pensamento Yanomami ao público brasileiro:

“É uma alegria trazer ‘A Queda do Céu’ ao Brasil e apresentar as palavras desse imenso pensador Yanomami. Muitos ainda não conhecem a força do pensamento de Davi Kopenawa. O filme é um convite para ver, ouvir e sonhar com os Yanomami um outro projeto de país.”

Reconhecido como o documentário brasileiro mais premiado do último ano, A Queda do Céu participou de 80 festivais em diversos países. Entre os principais prêmios recebidos estão o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope no DOC NYC (EUA); o Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional no DMZ Docs 2024 (Coreia do Sul); Melhor Som e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio; além de três troféus no Prêmio ABC 2025 (Melhor Fotografia, Montagem e Som). O longa também foi reconhecido no Festival Internacional de Cinema de Guanajuato (México), DocLisboa (Portugal) e no Festival Internacional de Documentários Ecológicos de Bozcaada (Turquia).

O lançamento comercial de “A Queda do Céu” nos cinemas brasileiros está marcado para o dia 20 de novembro. O filme é uma coprodução Brasil-Itália, assinada por Aruac Filmes, Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment, com parceria da Rai Cinema e coprodução associada da francesa Les Films d’Ici. Na Itália, a estreia também ocorrerá em novembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here