Foto: PCRR

A Polícia Civil de Roraima prendeu um homem de 55 anos, acusado de manter sua companheira em cárcere privado e submetê-la a violência física e sexual em Mucajaí. A prisão foi realizada após denúncias feitas pela família da vítima, uma mulher de 58 anos, que foi resgatada em estado crítico na quarta-feira, 26, e levada para Boa Vista.

A equipe do Plantão Central Especializado (PCE) da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), com apoio da Delegacia de Mucajaí, foi responsável pela prisão do acusado. A delegada Carolina Huppes, que atendeu o caso, detalhou que uma testemunha ouviu os gritos de socorro da mulher e, temendo as ameaças feitas pelo agressor a vizinhos e outros moradores da área, decidiu informar os familiares.

“De imediato os familiares foram até a casa em que ela vivia e a encontraram bastante debilitada. A mulher pediu ajuda aos familiares para que a tirassem do local e eles a trouxeram para Boa Vista. Após ouvirem todos os relatos de violência que ela sofria, procuraram na madrugada do dia 27 o Plantão Central Especializado e denunciaram os abusos sofridos pela vítima,” explicou a delegada.

A sobrinha da vítima, de 25 anos, relatou que a mulher era constantemente agredida, abusada sexualmente e obrigada a ingerir álcool. Ela também era mantida em cárcere privado, com alimentação reduzida a apenas um ovo por dia. “A vítima convivia com o suspeito há 10 anos e já havia solicitado uma medida protetiva em janeiro, após ser agredida fisicamente. No entanto, vivia sob ameaças constantes e não conseguia sair da situação de violência,” disse a delegada Carolina Huppes.

Após a denúncia, a delegada e sua equipe se dirigiram até a casa onde a vítima estava em Boa Vista e acionaram o SAMU para atendimento médico. “De pronto fomos até a residência em que ela se encontrava aqui em Boa Vista e verificamos que estava extremamente frágil. Solicitamos o apoio hospitalar e médico, através do SAMU, que constatou que ela estava em estado de desnutrição, desidratação e confusão mental. Ela foi encaminhada até o hospital para receber o atendimento médico adequado,” contou Huppes.

Diante da gravidade da situação, a delegada solicitou a prisão preventiva do acusado, que foi prontamente deferida pela Justiça. “A vítima era submetida a todo tipo de violência: física, sexual, verbal e psicológica. O agressor a mantinha em cárcere privado, restringia sua alimentação a apenas um ovo por dia e forçava-a a ingerir bebida alcoólica antes de cometer abusos sexuais. Além disso, ameaçava vizinhos que tentavam ajudá-la. O mandado de prisão contra o agressor foi deferido com extrema rapidez e com o apoio dos policiais da Delegacia de Mucajaí foi cumprido,” afirmou a delegada.

O acusado foi preso e levado para a Delegacia de Mucajaí, onde teve sua prisão formalizada. A prisão foi homologada pela Justiça, e o pescador foi encaminhado ao Sistema Prisional.

“Desde que recebemos a denúncia, nossa prioridade foi garantir o acolhimento da vítima, que foi resgatada pelos familiares em Mucajaí e transferida para Boa Vista. Trabalhamos para que ela recebesse atendimento médico e para que o agressor fosse preso, evitando que ele continuasse a cometer esses crimes,” concluiu a delegada Carolina Huppes.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here