Foto: Vânia Leal e Thiago Lima/Divulgação

A Bienal das Amazônias chega a Roraima, terra de riquezas naturais e culturais, nesta sexta-feira (21), com a Itinerância Bubuia. O evento de abertura será realizado no Teatro Municipal de Boa Vista, às 19h30. Durante o Vernissage, o público e os artistas participam de um momento simbólico, pedindo proteção e boas energias, tanto para a exposição quanto para todos os presentes.

A exposição itinerante contempla 37 obras de nove artistas da Amazônia brasileira e da Amazônia internacional, e seguirá aberta ao público até o dia 25 de abril. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a exposição, interagir com artistas e curadores, além de participar de uma cerimônia, conduzida pela Mestra Macuxi, Joana Fidélix.

O Vernissage contará também com a apresentação do grupo de dança Parixára, da Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima – KAPÓI, para abençoar a exposição por meio da dança e cantos tradicionais nas línguas Macuxi e Wapichana.

A curadora Vânia Leal explica que a programação foi pensada para aliar a confluência da Itinerância da Bienal das Amazônias com Boa Vista, em Roraima. “Porque representa a afirmação da identidade cultural de uma região onde a energia, os sons, os ritmos e as cores do território amazônico se fundem com a força única da natureza e da cultura ancestral”, afirma.

O diretor do Instituto Bienal das Amazônias, Thiago Lima, descreve o ritual de abertura de caminhos como o cenário perfeito para essa afirmação: “com a energia pulsante que emana de sua natureza, dos rios como o Branco, Parimé e Cauamé, e das paisagens imponentes como o Monte Roraima e a Pedra Pintada. Berço das primeiras manifestações artísticas na Amazônia, com seus registros em arte rupestre, esses elementos reverberam na produção artística como símbolos da força ancestral que rege a identidade cultural”, resume.

A Itinerância Bubuia em Boa Vista (RR) tem Patrocínio Master de Nubank e Shell, além da parceria da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) de Boa Vista, do Teatro Municipal de Boa Vista e da Prefeitura de Boa Vista. O Instituto Cultural Vale foi patrocinador máster da primeira edição da Bienal das Amazônias, e apoiador da iniciativa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here