Em meio ao desespero de tantos brasileiros nas enchentes que tomaram o Rio Grande do Sul neste ano, um ídolo do futebol saiu dos campos e se tornou herói. Hoje, Thiago Maia, volante do Internacional, venceu o Prêmio Fair Play do The Best Fifa pela ajuda que deu a tantos necessitados na tragédia.
Parte da linha de frente dos resgates, Thiago salvou pessoas e animais presos pelas águas em Porto Alegre e região metropolitana, entrando no alagamento e nadando até as vítimas.
O jogador de 27 anos subiu em telhados, pulou cercas e carregou vítimas em seus ombros para salvar vidas, se tornando um herói muito reconhecido por seu clube, e até mesmo pelo Grêmio.
Em seu discurso enviado à Fifa por vídeo, o jogador afirmou que não se vê como um herói, pois sabe que se fosse ele como vítima, outras pessoas se mobilizariam para ajudar. No final de sua fala, encerrou afirmando que “faria tudo de novo”.
Thiago Maia também ganhou o prêmio “Não é só futebol”, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O volante não foi o único a receber essa premiação. Diego Costa, do Grêmio, e Nenê, do Juventude, também receberam destaque pelas atividades solidárias durante a maior tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul.