A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou no início do mês um projeto de lei que transfere para a malha federal a rodovia RR-171, que liga o norte do estado de Roraima à BR-433 (PL 3.545/2023).
O autor do projeto é o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). A matéria contou com parecer favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e agora segue diretamente para análise da Câmara dos Deputados.
A medida visa garantir recursos para a manutenção e melhoria da estrada, impulsionando o escoamento da produção agropecuária, promovendo o desenvolvimento regional e fortalecendo as comunidades do interior.
Próximos passos
O deputado Duda Ramos (MDB-RR), já havia dito que priorizaria a tramitação do projeto assim que chegasse na Câmara. O deputado federal destacou que a federalização da RR-171 é fundamental para o crescimento econômico e social do estado, especialmente para o município de Uiramutã, situado no extremo norte de Roraima, dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol e próximo ao Parque Nacional do Monte Roraima.
“Este projeto é muito mais do que uma questão de infraestrutura; ele é uma oportunidade de promover a integração do nosso estado com o restante do Brasil, abrindo portas para investimentos e melhorias na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Ramos.