O calor forte e falta de chuvas são condições ideais para que as queimadas se alastrem nas áreas de mato seco, em Roraima. Mas, neste domingo (3), um grupo de amigos que voltava de Mucajaí, se deparou com a cena registrada no vídeo: a formação de redemoinhos. 

“Inicialmente achamos curioso, gravamos no celular e até achamos um fenômeno bonito. Depois ficamos um pouco mais assustados porque ele foi crescendo e ia se aproximamos da rodovia. Não paramos para esperar não. Aceleramos mesmo”, disse a autora do vídeo. 

Assista:

Moradores registram redemoinhos em Roraima; Vídeo mostra a formação de fenômeno natural próximo a BR 174.www.roraima1.com.br#anoticianapalmadamao

Publicado por Roraima 1 em Segunda-feira, 4 de março de 2019

Fenômeno – Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis.Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro. A largura dos redemoinhos de poeira em geral é da ordem de algumas dezenas de metros.

Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira. Em inglês, o redemoinho de poeira é chamado de dust (poeira) devil.

A temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno e por isso podem surgir em meio ao fogo de queimadas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here