Uma operação integrada no município de Bonfim entre a PCRR (Polícia Civil de Roraima), a PMRR (Polícia Militar), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Boa Vista e de Bonfim resultou na prisão em flagrante de uma quadrilha envolvida em um roubo ocorrido numa residência no bairro Jóquei Clube, Zona Oeste de Boa Vista, por volta das 6h30 desta segunda-feira, dia 18. Durante a operação, também foram recuperados os bens roubados das vítimas, incluindo uma caminhonete Toyota Hilux e uma arma de fogo, utilizada pelos criminosos durante o roubo.
De acordo com o delegado adjunto de Bonfim, Juliano Bruno, três suspeitos invadiram a residência de um casal de autônomos, de 37 e 36 anos. Ele explica que o quarto criminoso ficou do lado de fora da residência, dando cobertura aos comparsas.
Primeiramente, os criminosos desligaram o hidrômetro da casa e, quando o proprietário foi averiguar, percebeu que alguém tinha desligado o equipamento. Ao retornar para dentro da residência, a vítima já se deparou com os três homens encapuzados e armados com facas. Os criminosos renderam as vítimas, amarrando-as com cabos de carregadores de celular. O grupo exigiu que o dono da residência realizasse transferências via Pix e recolheu diversos bens da casa, incluindo uma TV, um notebook e uma arma de fogo. O dono da casa chegou a ser agredido com coronhadas na cabeça.
Após carregarem os objetos na caminhonete da vítima, os suspeitos fugiram, e as investigações iniciais em Boa Vista apontaram que eles seguiram em direção ao município de Bonfim, na fronteira com a Guiana.
Ainda de acordo com o delegado Juliano Bruno, a GCM de Boa Vista identificou que a caminhonete seguia para Bonfim e pediu apoio, repassando a informação para a equipe policial daquela cidade. Em razão disso, foram montadas operações ao longo da BR-401 e em vicinais para interceptá-los. Eles foram localizados quando chegavam em Bonfim, trafegando por uma estrada de chão que dá acesso à localidade do Manoá. Durante a perseguição para prendê-los, o motorista da Hilux perdeu o controle e capotou o veículo em uma vala.
Os suspeitos tentaram fugir a pé, mas foram localizados e detidos em um matagal com o apoio integrado das forças de segurança.
Os acusados envolvidos no crime foram identificados como: K. M. S., de 19 anos; R. O. C., 21 anos; R. R. F. S., de 20 anos; e D. R. F. L., de 18 anos.
Na continuidade da investigação, os policiais identificaram que os bens roubados das vítimas haviam sido armazenados em uma residência no Conjunto Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, antes da tentativa de fuga.
“Nos deslocamos para Boa Vista e fomos ao endereço, onde recuperamos os bens furtados das vítimas. Entre os objetos, estava a arma de fogo, que foi recuperada. Depois, retornamos para Bonfim, para concluir as diligências”, disse o delegado.
Na delegacia, os suspeitos confessaram o roubo e detalharam a divisão de funções. R. O. C., por exemplo, admitiu ter planejado o crime como forma de vingança contra a vítima, seu ex-patrão, que teria demitido ele e sua esposa sem pagar os direitos trabalhistas.
Na Delegacia, foi apontado que, na realidade, ele foi demitido porque furtou o estabelecimento, tendo sua ação sido flagrada pelas câmeras de segurança do local, que identificou ainda o comparsa dele, que também estava envolvido no roubo na casa do autônomo. Trata-se de R. R. F. S.
Ainda segundo o delegado Juliano Bruno, a integração entre as forças de segurança foi de extrema importância para desarticular a quadrilha de criminosos e recuperar os bens roubados da casa da vítima, incluindo a arma de fogo, antes que cruzassem a fronteira para a Guiana.
“Todo o crime foi planejado por R. O. C., que, por ter trabalhado com a vítima e, por certo tempo, ter convivido com ela, conhecia sua rotina. Ele se juntou a R. R. F. S. e alinharam a execução do crime. Depois, contrataram os outros dois e iriam levar o veículo para a venda na Guiana, onde as investigações apontam que R. R. F. S. já tinha um comprador”, detalhou o delegado.
O delegado disse ainda que D. R. F. L. conseguiu fugir durante a operação, mas que diligências estão em andamento para prendê-lo.
Os três homens presos foram autuados em flagrante por roubo majorado. Eles foram apresentados nesta terça-feira, dia 19, na audiência de Custódia.