Os carnês de lojas registraram um aumento de endividamento em outubro de 2024, comparando com o mesmo período do ano passado. “66,3% das pessoas entrevistadas informaram possuir esse tipo de despesas com os carnês. Percebemos aqui uma redução nas compras com o cartão de crédito em outubro e um aumento com as dívidas nos carnês, pelas facilidades e ofertas nas lojas, mostrando uma tendência maior nesse tipo de dívidas”, destaca o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.
Apesar disso, a PEIC – Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor do mês de outubro, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revelou que o número de famílias com dívidas em Roraima apresentou uma pequena redução pelo segundo mês seguido, chegando a 89,3%.
Segundo análise da assessoria econômica da Fecomércio/RR, “o valor registrado em outubro é o menor desde março deste ano. Outra queda apontada pela pesquisa foi o número de famílias inadimplentes em Roraima, que teve o menor valor desde maio de 2021, ficando em 32,7%”, acrescenta o economista Fábio Martinez.
Vale destacar que uma pessoa endividada é aquela com dívidas acumuladas, como parcelas de carro, cartão de crédito, carnês de lojas e outras obrigações mensais. Já uma pessoa inadimplente é aquela que não consegue pagar as suas contas no prazo estipulado, sendo que em média, essas dívidas ficam em aberto por 52 dias, o que geram o pagamento de multa e juros. Os números da pesquisa mostram que pouco mais de 34 mil famílias em Roraima estão nessa situação, porém, mais da metade delas, informaram que devem quitar todas as suas contas em atraso, ainda este mês.
A boa notícia da PEIC de outubro é que cresceu o número de famílias que afirmaram que irão conseguir quitar todas as contas atrasadas até o fim do ano, “o que leva a crer em uma redução de famílias inadimplentes em Roraima nos próximos meses”, finaliza Martinez.