Foto: Secom RR

Roraima completa 36 anos de criação neste 5 de outubro. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, nesta data, o território foi reconhecido como Estado independente. O presidente do Poder Legislativo de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), falou sobre a atuação da Assembleia no desenvolvimento do estado desde então.

“Desde a sua instalação, o Parlamento estadual esteve presente em vários acontecimentos políticos, sociais e econômicos, que envolveram questões em torno da segurança pública, demarcação de terras indígenas, regularização fundiária, elaboração e implementação do ZEE [Zoneamento Ecológico-Econômico] e a criação dos municípios, que, atualmente, contam com o total apoio da Casa Legislativa para que se desenvolvam e contribuam com o crescimento de Roraima”, destacou Sampaio.

“É no Parlamento que as leis que beneficiam nossa população são aprovadas. Por isso, não medimos esforços para valorizar os servidores públicos que movem a máquina pública, e debatemos normas que garantem recursos para saúde, educação, agricultura familiar e assistência social”, finalizou o presidente.

Potencialidades

Apesar do sofrimento político ao qual o estado esteve sujeito desde sua fundação, com inúmeros governos de oportunismo e de poucos avanços, o estado segue em frente mas em ritmo lento, tendo suas potencialidades ainda mal geridas e subaproveitadas. Além da riqueza natural, cultural e social, o estado de Roraima é um celeiro de oportunidades econômicas.

Confira as principais delas:

  • Agricultura: O estado é rico em terras para cultivo, com mais de 3 mil hectares cultivados por agricultores familiares. A soja é o principal produto agrícola, e a produção do estado tem batido recordes. Em 2021, a colheita de soja foi de 226 mil toneladas, das quais 145 mil foram exportadas. A maior parte do produto advém de grandes plantações e não da agricultura familiar. Apesar do faturamento recorde, existe grande concentração de renda nas mãos de poucos empresários do agro. 
  • Minerais: Roraima é rico em minerais estratégicos como estanho, tântalo e rochas ornamentais. A exploração desses recursos é importante para a economia do país. Dentro da legalidade, com estudos prévios de impacto, com compensações ambientais é que se faz dinheiro corretamente com mineração. Passou disso, é oportunismo, incentivado inclusive pela classe política, predominantemente antiambiental.  
  • Turismo: Roraima tem grande potencial para o turismo. Mas faltam investimentos e infraestrutura para tal; entra governo e sai governo e sequer a estrada para o nosso principal destino turístico do estado, a Serra do Tepequém, ficou pronta até hoje.  
  • Índice de Competitividade dos Estados: Em 2023, Roraima foi apontado como o terceiro estado com maior potencial de mercado no Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública. 
  • Indústria: A indústria contribuiu com 9,4% do VAB do estado de Roraima em 2021. Com a ineficiência energética e a pouca atuação governamental para a resolução de problemas de serviços básicos como luz e internet, é muito custoso para grandes indústrias se instalarem aqui. 
  • Setor de serviços: O setor de serviços foi responsável pela maior parcela do VAB do estado de Roraima em 2021, com 83%. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here