Foto: ascom/SEED

Sara Vitor França, aluna-atleta do Colégio Estadual Militarizado Antônia Tavares, de Rorainópolis e Maria Eduarda Rangel Araújo, da Escola Estadual Euclides da Cunha conquistaram nesta segunda-feira, 30, a medalha de prata dentro da Série Bronze, na modalidade xadrez, nas disputas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife (PE).

As disputas ocorrem em uma sala na Arena Pernambuco. Nas provas do torneio por equipes, as meninas enfrentaram os estados de Sergipe, Rio Grande do Sul e por último, Goiás e ficaram na terceira colocação. Maria Eduarda destacou a união da dupla para alcançar o bom resultado.

“Meu sentimento é de satisfação pelas minhas conquistas, devido ao amplo desenvolvimento sobre o xadrez e o esforço em si, tanto meu quanto da minha parceira. Ambas só conseguiriam se cooperássemos juntas”, disse.

Já Sara, disse estar satisfeita e emocionada com o seu lugar no pódio, conquistado com muito esforço. “O meu sentimento de vencer e ganhar um troféu e uma medalha de prata foi incrível. Incomparável a emoção de poder estar em um pódio tão importante no JEBs, por conta de esforço e dedicação ao esporte”, finalizou a medalhista.

A professora Eleene Trindade e Jarbas Aguiar acompanham o xadrez nos JEBs 2024. Os alunos atletas Lael Rian Passos Reginatto do Colégio Estadual Militarizado Antônia Tavares, de Rorainópolis e Enzo Gabriel, do Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição Costa e Silva completam o time de Roraima.

Eleene destacou a importância da modalidade para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e falou também sobre a participação em um grande campeonato nacional.

“A experiência de acompanhar o xadrez foi maravilhosa. O xadrez desenvolve habilidades muito importantes na criança e no adolescente, como a concentração, a atenção e tudo isso faz parte do desenvolvimento do ser humano. O xadrez tem essa capacidade. Aqui todos os atletas participaram ativamente, se envolveram, conheceram características de outros estados. Isso é de fundamental importância. Os JEBs trazem essa possibilidade de interação entre o Brasil e isso é muito importante para todos nós”, pontuou.

Com esta medalha do xadrez, a Delegação de Roraima já contabiliza até o momento o saldo de 20 medalhas sendo 14 de bronze, 2 de prata e 4 de ouro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here